TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Ichu: Audiência pública discute situação dos cães em vias públicas

A audiência foi coordenada pela vereadora Geovana Márcia, idealizadora do debate
A audiência pública com objetivo de solucionar o problema com os animais (cães e gatos) soltos nas ruas, praças e avenidas públicas, aconteceu nesta quinta-feira, 05/07, na Câmara Municipal de vereadores, José André de Almeida, em Ichu-Ba.
Estudantes da Escola Técnica de Enfermagem Andaraí de Serrinha
O evento foi aberto pela vereadora Geovana Márcia, que foi a idealizadora do debate. Gei, como também é conhecida a parlamentar, apresentou o objetivo da audiência e abriu a discussão com os participantes. Ao apresentar a pauta Geovana falou da importância do encontro onde se busca um encaminhamento para a solução deste problema, ela também destacou a importância das frentes de atuação que estavam presentes.
Secretário Douglas Oliveira representou o prefeito Gonzaga e os demais secretários
Em seguida foi passado a fala para o Secretário Douglas representando a Secretaria de Agricultura que é responsável pelas demandas ambientais. Ele destacou o empenho da gestão por meio da pasta para organizar a sede da secretaria e que hoje já tem uma estrutura adequada para receber animais de grande e médio porte, mas que está empenhado para se adequar um espaço para atender aos animais de pequeno porte.
Ainda segundo Douglas, já está sendo providenciado, no anexo da Secretaria de Agricultura, um local para a castração dos animais de pequeno porte e que este serviço será executado em parceria com a SPAI. Douglas ainda alertou sobre a necessidade urgente de atualizar o código de postura do município que de acordo com ele está muito ultrapassado.

A coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica (VIEP) Gleide Lima defendeu o tempo todo a criação de um centro de zoonoses no município e ressaltou que já vem tratando deste assunto com a gestão.
Depois foi aberto o debate com as demais pessoas que estavam presentes que deram também suas contribuições, surgindo com isso alguns encaminhamentos, a saber: 

- levantamento e identificação dos cães; 
- criação de um Centro de Zoonoses;
- realizar castrações;
- campanhas de conscientização da população.

Surgiram ainda outras propostas que não foram adiante, sendo elas: 

1) deixar de alimentar os cães em vias públicas da cidade para evitar aglomeração dos animais em locais específicos de grande circulação de pessoas e veículos - proposta subtendida como inviável pela maioria, por entenderem que só transferia o problema de um local para o outro.

2) institucionalizar a SPAI para poder angariar recursos que possibilite uma maior atenção aos animais - proposta recusada pela própria representante da SPAI que alegou não dispor de recursos humanos para isso.
Estiveram presentes representantes da SPAI e do SINTRAPI, estudantes da Escola Técnica de Enfermagem Andaraí de Serrinha, Douglas Oliveira, (Secretário de Administração e Finanças) representando o prefeito Gonzaga e os demais secretários, Gleide Lima (coordenadora interina da VIEP), Naylla Ramos (coordenadora da Viep - licenciada), Josiel (coordenador do Hospital Sagrado Coração de Jesus) Lucas, (técnico ambiental do município), além das vereadoras Geovana Márcia, Celidalva Soares, Lúcia Maria, Roseane Sampaio e o vereador Antônio Fernando (Patuco).

Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.