TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 7 de outubro de 2023

Polícia Civil cumpre 43 mandados de prisão de integrantes de organização criminosa

A ação desta sexta-feira (6) é fruto de investigações realizadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz
Integrantes de uma organização criminosa integrada por pessoas da mesma família, responsável por tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios praticados na cidade de Ipiaú e regiões vizinhas foram alvos da Operação Héstia, deflagrada nesta sexta-feira (6), por unidades da Polícia Civil no interior da Bahia e em uma unidade prisional de São Paulo. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.  

Dos mandados de prisão, quatro foram cumpridos nas unidades prisionais de Jequié e São Paulo. No curso das ações, realizadas também nos municípios baianos de Valença, Maraú, Camamu e Itacaré, ainda foi possível elucidar o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, em Ipiaú. Foram apreendidos aparelhos celulares e uma quantia de R$ 15 mil em dinheiro.  

A ação desta sexta-feira (6) é fruto de investigações realizadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz, quando prisões de suspeitos nas cidades circunvizinhas à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) foram solicitadas ao Poder Judiciário. Participaram das ações policiais civis da 9ª Coorpin/Jequié, além da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, 21ª Coorpin/Itapetinga, 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/Ilhéus, 5ª Coorpin/Valença e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).   

Operação Paz
Os municípios da Bahia que tiveram reforço policial durante o primeiro mês de Operação Paz tiveram redução significativa na quantidade de Mortes Violentas Intencionais (MVI), como mostra o balanço de setembro das ações. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada uma queda de 16,7%.  

A ação da Operação Paz nos municípios-chave ajudou a puxar a redução no estado, que se aproximou dos 15% no mês. Camaçari teve redução de 12,5%; Senhor do Bonfim, 75%; Juazeiro, 86,7%; e Jequié, 91,7%. Durante a primeira etapa das ações, realizada no mês passado, mais de 100 prisões foram realizadas, 63 mandados de busca e apreensão cumpridos e 40 armas de fogo, 11 kg de drogas e 57 munições e explosivos apreendidos.  

A Operação Paz, liderada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, concentra esforços para reduzir as MVI, por meio de ações orientadas pela inteligência e fundamentadas em ordens judiciais, a partir de investigações concluídas ou em andamento. Ao longo do ano, a Bahia tem uma redução de Crimes Violentos Letais Intencionais da ordem de 3,9%.

Do Acorda Cidade / AC

Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.