TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 17 de março de 2024

'Cometa do Diabo' se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu no Brasil; saiba detalhes

Cometa é considerado um dos mais brilhantes já encontrados pela ciência
Considerado um dos cometas mais brilhantes conhecidos pela ciência, o 12P/Pons-Brooks se aproximará da Terra nas próximas semanas. A passagem do corpo celeste, popularmente chamado de “Cometa do Diabo”, poderá ser observada a olho nu no Brasil, ao longo do próximo mês.


De acordo com informações do G1, o brilho do cometa tem aumentando conforme ele se aproxima. Possuindo magnitude de 5,0 atualmente, ele já é mais brilhante do que Urano no céu terrestre. Vale lembrar que, nesta escala, quanto menor o número, mais brilhante é o objeto.  

Com esta luminosidade, o corpo celeste já pode ser visto em localidades do Hemisfério Norte, com o auxílio de instrumentos. Na parte Sul do globo, o Cometa do Diabo só se tornará visível perto do dia 20 de abril, quando ele atinge magnitude de 3,0, seu potencial máximo de brilho.

Neste momento, interessados de todo o Brasil poderão visualizar o objeto a olho nu ou com a ajuda de binóculos. No entanto, é importante ressaltar que a proximidade do cometa com o Sol ou a poluição luminosa de grandes cidades poderão dificultar a observação.

Para facilitar a localização do corpo celeste no momento de visualização, a dica é baixar aplicativos de observação estelar no celular, como o Sky Tonight ou o Star Walk 2.  

POR QUE O ‘COMETA DO DIABO’ RECEBE ESSE NOME?  

Descoberto pelo astrônomo Jean-Louis Pons em 1812, o 12P/Pons-Brooks passou a ser chamado de Cometa do Diabo após uma explosão em julho do ano passado, quando teve sua coma, a nuvem de poeira e gás ao redor de seu núcleo, distorcida em uma forma semelhante a chifres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.