O Projeto de Lei nº 004/2025 é de autoria do vereador Antônio Marcos Oliveira Silva
O prefeito Carlos Matos (União Brasil) sancionou nesta quinta-feira, 12 de junho de 2025, a Lei nº 1.124/2025, que dispõe sobre o recolhimento, apreensão e controle de animais nas vias públicas e dá outras providências.
O projeto de lei foi apreciado e aprovado pela Câmara de Vereadores e após a sanção do chefe do Executivo, se encontra publicada no Diário Oficial do Município. Podendo ser acessada através deste link.
No capítulo I, no artigo 1º do texto da lei esclarece valores das multas para cada tipo, espécie e porte dos animais.
É proibida a permanência de quaisquer animais de médio e grande porte soltos ou abandonados nas ruas/avenidas, soltos nas vias e logradouros públicos, locais com grande circulação de veículos ou locais de livre acesso ao público;
I – Considera-se, para fins deste Decreto, como animais de porte:
- a) Grande: bovinos, equinos e os que lhes sejam equivalentes em tamanho ou peso;
- b) Médio: suínos, caprinos e ovinos;
II – Entende-se por solto, àquele animal que estiver sem guia, cabrestos ou rédeas, também que não esteja sob o domínio de seu proprietário.
Já o artigo 3º, discrimina sobre o que acontece com os animais apreendidos ficarão à disposição dos proprietários ou de seus representantes legais para os seus resgates perante a Secretaria Municipal da Infraestrutura do Município.
I – O prazo para o resgate do animal apreendido, contado do dia subsequente ao dia de sua apreensão é de 02 (dois) dias para grande e médio porte.
II – A liberação do animal não implica no direito de mantê-lo em liberdade em vias públicas urbanas, rurais e logradouros públicos.
III – Não sendo possível a perfeita identificação do proprietário do animal, o órgão dará publicidade à apreensão, possibilitando que o processo de retirada seja requerido na forma por quem se identifique como proprietário ou possuidor.
Do Interior Da Bahia / IB














Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.