TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 7 de junho de 2011

PMs são feitos reféns em assalto a Banco do Brasil em Ibirapitanga:

Nove homens encapuzados e fortemente armados impuseram 30 minutos de terror aos moradores da cidade de Ibirapitanga, na manhã desta quarta-feira, 5, durante assalto à agência do Banco do Brasil localizada na Praça Manoel Jorge Silva. Os assaltantes levaram todo o dinheiro que estava no cofre e nos quatro caixas eletrônicos, destinado ao pagamento dos servidores municipais, e fugiram levando como reféns o vigilante e o gerente de módulo da agência, que não quiseram se identificar, além de dois policiais militares, identificados apenas como Elizon e Vivaldo. Os quatro foram liberados a três km da cidade, distante 350 km ao sul de Salvador, numa estrada vicinal de região de Piabanha, que dá acesso ao município de Camamu.

A ousada ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos e espalhou pânico entre os moradores da cidade. Eles chegaram em dois carros (Corolla e Siena), que teriam sido tomados de assalto em Salvador e em Amélia Rodrigues. Na entrada da cidade, o grupo metralhou uma viatura, ocupada pelos quatro policiais militares que estavam de plantão e faziam uma blitz, em frente da delegacia. Dois deles conseguiram fugir e os outros dois foram algemados pelos bandidos e levados para a porta da agência bancária. Moradores das proximidades correram e se trancaram dentro de casa, aterrorizados com a quantidade de tiros. Seis disparos atingiram a viatura policial e outros três furaram a parede lateral de uma casa na Rua Valdomiro Correia, mas os moradores haviam saído.

ARRASTADO - Ildo Gonçalves Farias contou que um dos policiais tentou se esconder em sua barbearia, mas três assaltantes, aos berros, invadiram o local e arrastaram o policial, que gritava pedindo para não morrer. A filha de Ildo correu e se trancou no fundo da casa. Com os dois policiais algemados, os assaltantes pararam na porta da agência e os colocaram de braços abertos, sob a mira de armas. No local já havia outro carro, com mais dois homens, que chegou para dar cobertura à ação. De longe, o produtor de eventos, Wilton Martins, disse que viu quando um assaltante deu uma coronhada na cabeça de um dos policiais. Na sequência, cinco homens metralharam os vidros externos e internos e invadiram a agência, onde trabalhavam quatro dos cinco funcionários.

Os bandidos roubaram a arma do vigilante e dominaram os clientes, a maioria servidores públicos que moram no distrito de Itamarati e foram ao banco receber o salário. Dois assaltantes correram até o gerente de módulo e o obrigaram a abrir o cofre, onde estava a maior parte do dinheiro roubado, mas o valor não foi revelado. Em seguida, retiraram o que havia nos caixas eletrônicos e fugiram, fazendo reféns o gerente, o vigilante e os dois policiais, que já estavam dominados. A três km do centro da cidade, os assaltantes liberaram os reféns e atearam fogo no Corolla e no Siena e sumiram pela estrada, em direção a Camamu.

OUSADIA - Este ano, na Bahia, já houve oito assaltos a bancos. O mais recente aconteceu em Candeal, na madrugada do último dia 12, quando 15 assaltantes utilizaram dinamite para ter acesso ao Banco do Brasil (BB) e estourar o cofre de onde levaram todo o dinheiro, cujo valor não foi revelado. A explosão abriu um buraco na casa vizinha ao banco, que não possui vigilante noturno nem circuito interno de câmeras, apenas um alarme, que quando detecta problemas aciona a empresa de segurança, em São Paulo.

Outro assalto ousado aconteceu dia 1º de abril, no BB de Mucugê, na Chapada Diamantina, quando seis homens invadiram a agência por volta das 11h, roubaram uma quantia não relevada e, no final, colocaram clientes e funcionários do banco para dançar o “Rebolation”. E quem não dançasse estava arriscado e levar tiro. Em cidades como Candeal e Mucugê o contingente policial é de, no máximo, quatro homens por plantão, mesmo número do efetivo que policiava a cidade de Ibirapitanga. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2009 os bancos investiram R$ 7,5 bilhões em segurança privada, com compra de equipamentos e contratação de vigilantes. A estatística da Febraban registra 429 assaltos a bancos no Brasil, no ano passado, mas aponta que entre 2000 e 2009 houve uma redução de 77,93%  das ocorrências no País.

Informações de A tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.