TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ICHU - Conheça a história do Flamengo da Baixinha - Fundado em 1976:

Na década de 70, na comunidade da baixinha, zona rural do município de Ichu, região sisaleira do estado, surge um time de futebol amador que hoje conhecemos por Flamengo da Baixinha. Este time amador sempre tem se destacado no município por possuir uma torcida alegre e apaixonada pelo time, também pelo seu prestígio no município e em toda a região.

Tendo na sua trajetória muitas conquistas, apesar de alguns obstáculos superados no decorrer de sua história, tudo começou mesmo em 1976 através de uma brincadeira entre amigos, torcedores dos dois maiores clubes Profissionais da Bahia que são o "Bahia e o Vitória", dando inicio sua linda história que segue narrada.
SUA HISTÓRIA:
Nos meados da década de 70, precisamente em 1976, cerca de dez amigos moradores da comunidade de Baixinha, se reuniram para disputa de uma partida de futebol no terreiro da fazenda (foto acima) pertencente ao já falecido Antônio Ramos Carneiro. Devido na época existir na comunidade, torcedores do Bahia e do Vitória, ambos da capital, foi dividido com torcedores do Bahia de um lado e torcedores do Vitória do outro, tornando-se um BAVI. Eram apenas dez jogadores, sendo cinco de um lado e cinco do outro.

Jogadores torcedores do Bahia:
Dinho de Antero, Oséas de Militão, Gildásio de Joãozinho, Antônio menino e o saudoso José Pitula.

Jogadores torcedores do Vitória:
Almir filho da casa, Vevé de Maria, José Cigano, Jonas de Zé Liontino e o saudoso Antônio, conhecido como Chocho.
Esta brincadeira foi ganhando força e outros amigos começaram a se juntar ao grupo que crescia a cada dia, ficando sem espaço para todos no terreiro da fazenda devido a grande quantidade de gente para jogar. Foi aí que surgiu a ideia de construir um campo maior para suportar aquelas pessoas. Logo se construiu um campo ao lado (foto acima) da residência daquela fazenda, onde passou a atuar com 22 atletas, sendo 11 de um lado e 11 do outro, formando assim, em 10 de maio de 1976, o primeiro time de futebol amador da comunidade e seu nome ficou sendo Vitória da Baixinha.

Alguns anos depois, já na década de 80, um amigo da família, o senhor Antônio Bitelo deu de presente um uniforme (padrão) completo do Flamengo, motivo pelo qual passou a se chamar Flamengo da Baixinha.

Até os dias de hoje (20/09/2011), o Flamengo já conquistou, além de sua linda história, vários títulos regionais e municipais, entre eles o de campeão da Copa Rural de Ichu em 1999, e ainda três vice campeonatos da maior competição de futebol amador do município. Em sua vitrine na sede, estão expostos os mais de 50 troféus que prova a sua história de conquistas durante estes anos de sua existência.

Os maiores artilheiros da equipe foram, Manoel de Militão, Vevé de Maria, Renato conhecido como Coquinho, Oséas de Militão, Adelson de Lô e Tico. Já na atualidade os maiores artilheiros são, Ronilson, Eliseu e Jorginho.

Coquinho por exemplo, que está nesta foto segurando o primeiro troféu conquistado pela equipe juniores em 1983, atuando na época como goleiro, conseguiu um feito jogando como atacante que jamais será esquecido por ele e pelos torcedores. 

O mesmo marcou 11 gols em duas partidas no ano de 1988, sendo 6 gols contra a equipe da Queimada do meio, onde o flamengo sapecou uma goleada de 7X2 fora de casa, e depois fez 5 gols contra a equipe do Licuri jogando dentro de casa onde mais uma vez o Flamengo goleou por 9X1. 

Hoje o Flamengo da Baixinha continua bem organizado, pois possui sua sede própria com dois vestiários (foto ao lado) que oferece uma boa comodidade para os atletas. Tem como presidente do time o senhor Isac Jesus Oliveira que é casado com uma neta do antigo proprietário da fazenda, o saudoso Antônio Ramos Carneiro; e tem como vice presidente o senhor Almir Conceição Carneiro que é filho da casa e um dos fundadores do time.

O diferencial desta equipe, é a base que sempre foi mantida entre os membros da família, sendo eles Almir, Lexéu, Coquinho, Tico e Bonifácio; hoje com a idade atrapalhando suas participações em campo, eles ajudam no que pode fora das quatro linhas. Porém seus filhos genros e amigos procuram manter esta base como pode, sendo hoje apenas Ronilson, Rodrinho, Isac e Jorginho. São pessoas simples, que vem lutando para zelar o nome do Flamengo da Baixinha, equipe de futebol amador que tem história e tradição no nosso município. 

Um dos primeiros atletas da equipe foi o senhor Valtinho (que devido a sua idade avançada não joga mais futebol), ele tem sido um grande baluarte, pois desde o início tem se empenhado assiduamente pelo crescimento e progresso do time. Almir destaca com muito orgulho sua colaboração sem esquecer de todos os outros amigos que compôs os primeiros atletas quando ainda era Vitória da Baixinha. Segundo Almir Conceição Carneiro, todos os anos entre os dias 10 e 17 de maio, se comemora o aniversário do time, as vezes com muito futebol, som e comes e bebes.


Por: Valdir Carneiro     

5 comentários:

  1. Essa é minha historia essa é minha vida'
    De la que eu vim e tenho muito orgulho disso'

    ResponderExcluir
  2. Atenção pessoal que está acessando este blog e que conhece a história deste time, mande-nos através do e-mail do time flamengodabaixinha@gmail.com qualquer informação que engrandeça ainda mais este documentário que teremos todo prazer em acrescentar na matéria que conta a história, pois afirmo que esta história é apenas um pequeno resumo de tudo que este time já representou para muitos moradores da comunidade da Baixinha e da Sede do município. Obrigado Valdir Carneiro.

    ResponderExcluir
  3. Alô galera do Flamengo da baixinha acabei de conhecer Jorginho aqui em Lages do batata.Ele falou muito bem de vocês e adorei visitar o Blog rubro negro baiano também sou flamenguista foi um prazer xau
    ass: André Luiz
    Lages do Batata-jacobina

    ResponderExcluir
  4. Fiz alguns amistosos jogando por esta equipe.bons tempos, Conerteza um grande time.

    ResponderExcluir
  5. UM ABRACO PARA JORGINHO ATLETA DO FLA, DO AMIGO ANDRE LUIS DO BATATA,

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.