TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Facção PCC inspirou Primeiro Comando do Interior em Cachoeira:

A inspiração do cachoeirano Edmilson Bispo dos Santos Júnior (sem camisa) para criar a facção Primeiro Comando do Interior (PCI) está bem longe das terras margeadas pelo Rio Paraguaçu, onde em 1822 Dom Pedro I foi proclamado Príncipe Regente do Brasil. Acusado de ser o maior traficante em atuação na região, Júnior buscou as referências do seu grupo criminoso no Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista criada na década de 1990 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, em São Paulo. 

Liderado por Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que cumpre sentença de 44 anos, principalmente por assalto a bancos, no presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau II, a facção criminosa PCC tinha a pretensão de combater a opressão dentro do sistema prisional paulista, mas acabou se tornando o maior distribuidor de drogas do país. Mas, de acordo com a avaliação de policiais, Júnior não tem o mesmo lastro que o PCC teve para se firmar. “São realidades diferentes. O PCI não tem lastro político. O problema é que no plano local ele está aterrorizando a região de Cachoeira”, destacou o delegado titular da cidade, Laurindo Neto.

População se cala. “Precisamos do apoio da comunidade para prender Júnior”. Esta é a avaliação da subcomandante do pelotão da Polícia Militar de Cachoeira, sargento Genilsa Silva. Ela destaca que o traficante conta com o apoio da comunidade, seja por conveniência, seja por medo. 

“As pessoas precisam denunciar onde ele está para que nós possamos prender ele. Muitas vezes, recebemos pistas falsas. Isso acontece por medo e também com a conivência com o traficante”, diz. A sargento destaca ainda que a geografia da histórica cidade, cheia de morros e ladeiras, conta a favor de Júnior. “Ele nasceu em Cachoeira e conhece todos os becos”

O pelotão de Cachoeira conta com cerca de 30 policiais vinculados à 27ª Companhia Independente da Policia Militar, sediada em Cruz das Almas. A PM atua em ações conjuntas com a Polícia Civil na caçada contra Júnior. Para cumprir sua missão criminosa, Júnior conta com alguns apoios: a geografia de Cachoeira, o silêncio dos moradores e a proteção de comparsas adolescentes. 

“Recentemente, a polícia apreendeu menores de idade que traziam de Feira de Santana três escopetas para Júnior. Ele usa menores para facilitar as fugas e não ter complicações para ele”, contou o delegado Laurindo Neto. Moradores do bairro Viradouro, onde Júnior tem forte influência, tremem só de ouvir o nome do traficante. “Ele vive por aí. Pede a gente para guardar coisa aqui, mas se eu falar qualquer coisa, morro”, contou uma dona de casa que, ao ser informada do teor da reportagem, saiu correndo para dentro de casa. Comportamento seguido pelos outros moradores que se aglomeraram no entorno do carro do CORREIO.Reportagem de Jorge Gauthier.  (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.