TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Barrocas - Depois de ter a rede de esgoto da residência entupida, morador descobre que raízes causaram o entupimento:


Em meados de 2002 o então Prefeito Edilson preocupado em arborizar a cidade, a deixando mais bela, com sombras e ar puro, plantou nas diversas ruas, canteiros e praças a Ficus Benjamina, uma arvore originaria da Ásia e Austrália.
Com o passar dos anos e consequentemente o seu desenvolvimento, os primeiros problemas surgiram; percebeu-se que as raízes da árvore rachavam os passeios, e em alguns casos chegavam às residências, danificando pisos e encanações, as raízes quebravam a rede de distribuição de água e deformava o calçamento.
Diante de tal situação a população começou a cortar as tais árvores, por algumas vezes o ato gerou problemas para quem a cortou, mesmo assim os cortes ficaram freqüentes. Dia desses na calada da noite uma destas árvores que servia de abrigo para moto-taxistas foi cortada e novamente gerou polêmica, pois deixou os trabalhadores sem a sombra.

No último caso o senhor Zé de Virginia, morador da Rua Professora Ana Gonçalves teve a rede de esgoto de sua residência entupida, para descobri os motivos ele foi quebrando o piso até que enfim chegou ao local do bloqueio. Logo deu para perceber que se tratava de raízes da Ficus Benjamina, popularmente conhecida como Figueira. Com a ajuda dos filhos, Sergio e Salvador e ainda de amigos como Jô da Borracharia as raízes foram arrancadas e infelizmente as plantas também tiveram que ser cortadas, evitando assim novos problemas.
O comerciante Jô esteve no nosso escritório tratando do assunto, para ele sendo indispensável o corte, não deve ser feito às escondidas, Jô acha que se é realmente necessário cortar as árvores, a decisão deve ser conversada, inclusive comunicando a Prefeitura. “Eu era contra que se cortasse, mas depois de ver cenas como estas, já sou a favor, mas acho que tudo deve ser feito numa boa, sem atos escondidos, na calada da noite como já ocorreu”.
Vale lembrar que só se deve cortar as tais árvores que embeleza a cidade e dão boas sombra, em casos como o citado, que prejudique o morador, contudo é importante plantar uma nova árvore no local da antiga pois a nossa cidade depois que o Gestor plantou aFicus Benjamina ganhou muitas sombras além do ar fica mais puro.

Um pouco mais sobre a nossa árvore.

  • Nome Científico: Ficus benjamina
  • Sinonímia: Ficus benjamini, Ficus nitida
  • Nome Popular: Ficus, figueira, fico, fico-chorão
  • Família: Moraceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Ásia e Austrália
  • Ciclo de Vida: Perene
O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Infelizmente no entanto, devido a sua popularidade, o ficus vêm sendo implantado em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas, de forma que já é proibido o seu plantio em diversas cidades. Todo cuidado é pouco ao podar o ficus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

Fonte: Ronda @ Nossa Voz
Informações: Jô da Borracharia / jardineiro.net

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.