TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ICHU - Quantidade de chuvas no município de Ichu em 2011 são bem menor que em 2010:

A quantidade de chuvas no município baiano de Ichu, localizado a 178 quilômetros de Salvador está sendo bem abaixo da média do ano passado; as informações são do agricultor Eraldo Cedraz (Dinhode Pedro de Seu ), ele faz um trabalho muito bem feito medindo assim a quantidade de chuvas que cai em nosso município mês a mês e no final ele vai anotando para registrar no final do ano. "Não tenho hidrômetro- disse ele, uso um meio bem simples e fácil para fazer esse registro, coloco um vaso num lugar aberto onde possa cair água da chuva naturalmente e sempre depois da chuva eu meço com uma régua sendo que o segredo é que cada centímetro da régua corresponde a 10 milímetros de chuva". Segundo Eraldo, nos 12 meses do ano de 2010 a quantidade de chuvas em Ichu foi de 606 milímetros, já em 2011 com os números atualizados dos nove meses que já se passaram (Janeiro a Setembro) a quantidade em mílimetros só chegou aos 265, portanto pouco mais de um terço da quantidade do ano passado e bem longe da média anual do nordeste.

Se compararmos bem a quantidade de chuvas de 2010 está quase dentro da média anual do nordeste que é de 800 a 1.200 milímetros anuais variando muito, já que as chuvas na região semí-árida são escassas e irregulares, ou seja, em algumas épocas chove uma grande quantidade num pequeno período e em outras vezes, passa muitos meses sem chover com frequência ocasionando assim um dos maiores problemas do Nordeste- a seca ou estiagem.

Esse ano, as coisas pioraram nesse sentido, pois os 265 milímetros chovidos até setembro estão deixando principalmente os criadores e produtores muito apreensivos com a estiagem, já que não se teve trovoadas no final do ano passado e nem o chamado "inverno" esse ano e consequentemente as reservas de alimentos e água estão cada vez menores.

O município de Ichu está situado na região chamada de Polígono das Secas- uma área no nordeste brasileiro com 1.108.434 km² que inclui além de oito dos nove estados dessa região, também o norte do estado de Minas Gerais, correspondentes a 1.348 municípios, distribuídos pelos Estados do Piauí (214), Ceará (180), Rio Grande do Norte (161), Paraíba (223), Pernambuco (145), Alagoas (51), Sergipe (32), Bahia (256) e Minas Gerais (86).

A população ichuense espera no Grande e Bom Deus que as chuvas possam vir o mais rápido possível para assim amenizar a estiagem que assola o nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.