TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 7 de janeiro de 2012

Quantidade de chuvas em Ichu no ano de 2011 foi bem abaixo da média:

A quantidade de chuvas no município baiano de Ichu, localizado a 178 quilômetros de Salvador nos 12 meses de 2011 ficou bem abaixo da média de 2010. 


As informações são do agricultor Eraldo Cedraz (Dinho de Pedro de Seu Né), ele faz um trabalho muito bem feito medindo assim a quantidade de chuvas que cai em no município mês a mês e no final ele vai anotando para registrar no final do ano. "Não tenho hidrômetro - disse ele, uso um meio bem simples e fácil para fazer esse registro, coloco um vaso num lugar aberto onde possa cair água da chuva naturalmente e sempre depois da chuva eu meço com uma régua sendo que o segredo é que cada centímetro da régua corresponde a 10 milímetros de chuva". 

Segundo Eraldo, nos 12 meses do ano de 2010 a quantidade de chuvas em Ichu foi de 606 milímetros, já em 2011 com os números atualizados dos doze meses, a quantidade em mílimetros só chegou aos 431, portanto bem abaixo do ano de 2010 e bem longe da média anual do nordeste. Se compararmos bem a quantidade de chuvas de 2010, ela está bem abaixo da média anual do nordeste que é de 800 a 1.200 milímetros anuais variando muito, já que as chuvas na região semí-árida são escassas e irregulares, ou seja, em algumas épocas chove uma grande quantidade num pequeno período e em outras vezes, passa muitos meses sem chover com frequência ocasionando assim um dos maiores problemas do Nordeste - a seca ou estiagem. 

O município de Ichu está situado na região chamada de Polígono das Secas - uma área no nordeste brasileiro com 1.108.434 km² que inclui além de oito dos nove estados dessa região, também o norte do estado de Minas Gerais, correspondentes a 1.348 municípios, distribuídos pelos Estados do Piauí (214), Ceará (180), Rio Grande do Norte (161), Paraíba (223), Pernambuco (145), Alagoas (51), Sergipe (32), Bahia (256) e Minas Gerais (86).

Por Iradilson Lúcio // Fonte: Site da Independente FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.