TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Presidente Hugo Chávez vai continuar tratamento contra o câncer no Brasil:


imageMerval informou que Chávez vem se tratar no Sírio-Libanês
Após um choque sofrido na última rodada de radioterapia em Cuba, terminada nesta quarta-feira (04), Hugo Chávez deve retomar o tratamento contra o câncer no Brasil.

Segundo o jornalista Merval Pereira em seu blog no GLOBO, o presidente venezuelano deve voltar atrás e aceitar ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Procurado, o hospital não confirmou a informação.


Ao blog, o médico do hospital Raul Cutait - que operou o ex-governador de São Paulo Mário Covas e o ex-presidente Lula - disse ser possível que Chávez seja convencido a passar por “alguns exames” durante a visita que prometeu, na quarta-feira, fazer ao ex-presidente Lula. Entretanto, não há nada preparado para uma eventual chegada do presidente venezuelano até o momento.

Chávez foi operado em razão do câncer em junho de 2011, mas poucos dados oficiais são divulgados sobre o assunto. A possibilidade de garantir maior sigilo sobre o tratamento teria sido, inclusive, uma das razões para que o venezuelano escolhesse se tratar em Cuba, onde passou a maior parte dos últimos dois meses, aproximadamente, e se submeteu a duas cirurgias, além de sessões de radio e quimioterapia.

Nesta semana, surgiram rumores de piora em seu quadro de saúde e, na quarta-feira, ele anunciou que programava uma viagem ao Brasil “em breve” — mas sem fazer nenhuma referência a internação no país. Segundo o comunicado do governo venezuelano, Chávez conversou por telefone com ex-presidente Lula na terça-feira — quando o venezuelano ainda estava em Cuba -, a quem disse que seu tratamento ia “muito bem”.

A presidente Dilma Roussef - também vítima da doença - já havia feito um convite para que o venezuelano se tratasse no Brasil, mas ele recusou. Ele se negou a aceitar as normas de transparência do Hospital Sírio Libanês, que também não concordou com algumas exigências como realizar revistas a todos os visitantes ou fechar um andar inteiro do hospital, segundo o jornalista Merval Pereira.

Piora

Rumores de piora na saúde de Chávez surgiram no início da semana, quando o médico venezuelano José Marquina informou, via Twitter, que Chávez havia sido internado em um hospital em Havana com uma forte dor intestinal. Em decorrência disso, o presidente não teria recebido a sessão de radioterapia programada para terça-feira.

Os rumores ganharam força com o silêncio do presidente, cuja conta no Twitter ficou sem novas publicações por dois dias. Chávez retornou à Venezuela na quarta-feira e restabeleceu as comunicações.

Segundo o jornalista Merval Pereira, “ele teve um choque com o tratamento de radioterapia a que está se submetendo em Cuba, e há especulações de que sofreu problemas intestinais que poderiam ser originários da metástase”. A demora em aceitar o convite pode significar que seja tarde demais para o início de um novo tratamento no Brasil, diz Merval.

Nesta quarta-feira, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda divulgou em seu site que Chávez sofreu em Cuba uma “descompensação violenta” logo após a aplicação da primeira dose de quimioterapia em seu segundo tratamento com esses medicamentos — o primeiro havia sido no ano passado. Bocaranda afirma ainda que teriam surgido desentendimentos entre médicos brasileiros, venezuelanos e cubanos que cuidam do presidente.

Bocaranda considera que a visita a Lula é uma “fachada” para esconder o real motivo da viagem: passar por uma bateria de exames e consultas com médicos brasileiros no hospital onde o ex-presidente brasileiro também segue tratamento contra um tumor.

O jornal argentino “La Nación” divulgou hoje versões de médicos venezuelanos ouvidos sob condição de anonimato que afirmam ser “delicada” a situação de Chávez. Segundo a publicação, o presidente venezuelano padece de um “sarcoma de psoas” - um tipo agressivo de câncer. O psoas é um músculo que se liga ao fêmur. Em maio, pouco antes da viagem surpresa para se operar do câncer em Cuba, o paciente apareceu de muletas.

Em missa, Chávez chora
Nesta quinta-feira, o presidente venezuelano participou de uma missa de ação de graças por sua saúde em Barinas, na presença de membros de sua família. Em pronunciamento dramático, pediu por sua saúde para que possa continuar a governar a Venezuela.

“Deus, dá-me vida. Cristo, dá-me tua coroa (de espinhos) que eu sangro, dá-me 100 cruzes que eu as levo, mas dá-me vida, porque ainda há muitas coisas que eu tenho para fazer por este povo e por esta pátria. Não me leve ainda”, disse.

Segundo a rede de TV oficial VTV, Chávez estava visivelmente emocionado e chorou ao apertar as mãos de seu pai e de sua mãe. (Extraído do Interior Da Bahia - Foto. Folha de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.