TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Veja como foi o encerramento da Semana Santa na Zona Rural de Ichu:


Para encerrar as comemorações da Semana Santa na zona rural do município de Ichu, região sisaleira do Estado, os católicos, celebraram o “Lava Pés” relembrando este ato de fé e humildade cristã, realizada por Jesus há cerca 1.979 anos atrás; cantaram o Ofício da Paixão e realizaram a tradicional subida ao monte com muita fé, penitência, oração e devoção.

O ritual faz menção aos últimos dias de Jesus quando esteve na terra e por isso os cristãos comemoram com muita oração, fé e penitencia á paixão, morte e ressureição de Cristo.

Subindo no monte do Umbuzeiro
Na quinta-feira a tarde, como acontece todos os anos, os fiéis católicos Ichuense, subiram ao monte do Umbuzeiro em um ritual que já dura quase um século conforme afirmou o aposentado Francisco Orlando Carneiro de 57 anos. 

Ainda segundo Francisco, a cruz no topo do monte foi instalada pelo saudoso Noberto da Capoeira do Rio, um antigo trabalhador da fazenda Umbuzeiro de propriedade do senhor Manoel da Circuncisão mais conhecido como Manoel do Umbuzeiro, morto há 44 anos.

Ao lado da cruz, um cercado feito de pedras nos chamou atenção, ao indagarmos, ficamos sabendo que se tratava de um Cemitério de pagãos, criado há muitos anos, para enterrar as crianças que morriam antes de serem batizadas, que segundo a tradição dos mais velhos, as crianças mortas sem serem batizadas tinham que ser enterradas ao lado da cruz.

Segundo contam os moradores antigos desta localidade, pessoas vinham a cavalo de longe com crianças mortas dentro de uma caixa para enterrar neste cemitério, diz estas pessoas que um cavador era deixado ao lado do cemitério para facilitar a todos que precisava cavar as covas e enterrarem seus anjinhos.

Cerimônia do lava pés na Igreja da Baixinha
Ainda na quinta-feira, agora na parte da noite, os moradores da Comunidade de Baixinha e Tolda celebraram na Igreja (Capela) da comunidade “Reunidas” a encenação do lava pés, uma cerimônia que lembra o momento em que Cristo lavou os pés dos apóstolos.

Esta cerimônia foi dirigida por Ivanilda Carneiro Araújo Lima e segundo ela, serviu como abertura do primeiro dia do Triduo Pascoal que a comunidade realiza todo ano.
  
Na foto - Os fiéis subindo no monte de Bela-Vista
Na sexta-feira da paixão logo ao amanhecer o dia, com muita fé, penitencia oração e devoção, foi à vez dos fiéis católicos subirem ao monte do Canavial, lá, ao pé da cruz todos cantaram o ofício da paixão, uma tradição iniciada na década de 80 conforme afirmou o senhor Janjão ao site AL NOTÍCIAS. Outros fiéis se dirigiram até Bela Vista e lá subiram no monte cumprindo o mesmo ritual.

Na foto -  Os fiéis Subindo no monte da Aurora
Em seguida, todos seguiram em passeata até o monte da Aurora, tradição que também, já dura década. Pelo caminho e até chegar ao pé da cruz que fica no topo do monte, outras pessoas vindas de outras regiões se juntavam ao grupo e com muita fé, devoção e penitência chegavam no topo do monte, onde aos pés da cruz todos rezavam.

Na foto- Os fiéis rezando o oficio no Cruzeiro
A noite, como acontece a mais de seis décadas, todos os moradores das comunidades de Baixinha, Mumbuca e Tolda, se reuniram no cruzeiro da fazenda Queimada do Morro, para juntos em ato de fé e devoção cantarem o Ofício da Paixão encerrando assim as comemorações da Semana Santa pela zona rural.

Da redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.