TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Barrocas: Aluno da 8ª Série escreveu sobre a história da comunidade onde mora:


Conheça a História do Povoado de Barreiras – Barrocas-BA

A comunidade de Barreiras é privilegiada perante as comunidades circo vizinhas, muitos idosos como Maria Eduarda Pereira dos Santos, Henrique Pereira Bispo, Eduarda Maria de Jesus, são conhecedores da história do nome da comunidade.

Segundo eles a origem do nome tem haver com a localização da mesma, pois onde está situada a comunidade existia várias aldeias quilombolas, onde os negros se refugiavam de seus donos, e vinham para a atual localidade. Ainda segundo um historiador e comentador não identificado, informou aos idosos acima citados que o capitão do mato trabalhava dobrado para achá-los na citada comunidade e foi nesse local que os escravos desenvolveram vários artesanatos como: canecas, potes, esteiras, chapéus entre outros, cultura existente até os dias atuais.

Com o passar dos anos os escravos receberam a carta de alforria da Princesa Isabel, através da Lei Áurea, ficando livre da escravidão dos donos de fazendas que eram seus donos na época. Depois disso na comunidade de Barreiras foi criada uma Associação Comunitária que começou a beneficiar de várias formas a comunidade, a qual é existente nos dias atuais e traz benefícios para os moradores. Antigamente na comunidade era onde os pequenos agricultores faziam as suas plantações, pois onde eles moravam era só massa-pê e as plantações não davam. Ainda segundo Maria Eduarda Pereira dos Santos, o pai dela comentava que iria passar o dia na comunidade, e que seus irmãos pulavam de alegria, chegando a dizer que o ar do local era mais puro que a comunidade que eles moravam, chamada de As Aboboras.

O clima da comunidade é Semi-árido, e a temperatura mínima já chegou a atingir 16ºC em época de inverno, e a noite a temperatura abaixa mais ainda, o relevo é composto em sua maior parte de planícies e planaltos. Os moradores da Comunidade relatam que a mesma está de parabéns, pois de 2009 até os dias atuais a comunidade vem sendo beneficiada pela Associação Comunitária e de obras vindo da Prefeitura Municipal de Barrocas, sendo que a comunidade recebeu: Um colégio modelo, onde está sendo implantado o Programa de Gestão Educacional (PGE), “Alunos, professores, direção e funcionários estão sendo privilegiados”.
Além da capela Santa Marta (catolica), também já existe na comunidade uma igreja evangélica, Petencostal Missão de Jesus Cristo, onde várias pessoas participam de uma nova religião na comunidade, posto de saúde, jardim, creche, quadra de esporte, pavimentação, lanchonetes, bares e um grande desenvolvimento nas residências dos moradores.

A comunidade quilombola de Barreiras hoje é dividida em Barreira 01, 02 e 03, hoje é povoado e está localizada na região Sisaleira da Bahia no Brasil.

Fonte: O Dia News - Produzido por: Fabricio Pereira, 8ª Série Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.