TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 18 de agosto de 2013

Ichu foi convidado a participar de mais uma reunião sobre o SAMU de Riachão do Jacuípe

A reunião tem o objetivo de viabilizar o funcionamento do SAMUimage
A Prefeitura Municipal de Riachão de Jacuípe estará realizando mais uma reunião no próximo dia 20/08 com Secretários de Saúde e Gestores municipais do Território, área que compreenderá a cobertura de atendimento do SAMU Regional.

O evento está marcado para as 8 horas no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, em Riachão. A reunião tem o objetivo de viabilizar o funcionamento do SAMU, bem como, legalizar os repasses financeiros para a manutenção do SAMU Regional.

A Prefeitura Municipal de Riachão, através do Coordenador Junior Leão, já enviou convite aos municípios de Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Ichú, Candeal, Gavião e demais autoridades locais que deverão participar do evento.

De acordo com o coordenador, Junior Leão, esta reunião tende a ser decisiva devido as últimas medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, além disso, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, sinalizou que os municípios, sede dos serviços do SAMU, deverão adotar as medidas cabíveis quanto a efetivação do Projeto.

Riachão participa de Encontro sobre SAMU com o Secretário de Saúde Jorge Solla
A prefeita Tânia Matos acompanhada da equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião em Salvador, no dia 01 de agosto, com o Secretário de Saúde do estado, Jorge Solla e demais gestores e Secretários de Saúde da Bahia para tratarem sobre a implantação das Unidades de Saúde Básicas nas regiões contempladas com o Projeto SAMU.

“Desde o início do ano que estamos nesta luta para funcionar o SAMU em Riachão, a prova disso, são as muitas reuniões que já realizamos e os encaminhamentos que temos dado para adiantar a instalação do SAMU. A reunião com o Secretário Jorge Solla, nos deixou ainda mais otimistas”, garantiu a prefeita Tânia Matos, que após reunião conversou bastante com o Secretário Solla.

Durante reunião do dia 01 de agosto, o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla foi muito claro sobre a necessidade dos municípios se consorciarem no Projeto do SAMU Regional.

Intervenção de Riachão na reunião com Jorge Sola
Em reunião, a Secretária de Saúde de Riachão, Jussara de Oliveira questionou ao Secretário sobre os municípios que não se mostram interessados, por entenderem que o custo de manutenção dos serviços do SAMU serão elevados, ela ainda lembrou que essa compreensão, infelizmente, tem dificultado a contratualização e assinatura do protocolo de intenções para o Consórcio.

Ao que Solla respondeu, mais uma vez enfático: “os municípios distantes da capital deveriam entender que os benefícios sociais na presteza dos serviços pelas Unidades do Serviço Básico do SAMU sobrepõem-se às questões financeiras: “entendemos que fazer Saúde significa priorizar a vida humana”, defendeu Sola.

A exemplo do município de Riachão, Solla aconselhou que a Prefeita continue com o processo de implantação respeitando as decisões tomadas pelos gestores das localidades vizinhas, desde que, os mesmos também, assumam as conseqüências na ausência destes serviços prestados à população que não visa atender a interesses pessoais.

Como será a Gestão ?
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, em mesma reunião, estabeleceu prazo de 90 dias para que gestores de todos os municípios cobertos pelo SAMU comecem a cadastrar veículos e Centrais de Regulação das Urgências. A medida visa a prestação de serviços pelas Unidades de Urgência e Emergência no atendimento à população, bem como, aumentar a capacidade de controle do Ministério com relação aos serviços oferecidos pelo SAMU 192.

“Com este cadastro saberemos a produção do SAMU em nosso município. Os atendimentos realizados com os municípios circunvizinhos e os gestores locais de saúde vão poder fazer esse acompanhamento no funcionamento exato do serviço, disse o Coordenador de Urgência e Emergência de Riachão, Junior Leão.

O Coordenador também informou que já estão sendo tomadas as providências para a regularização da participação dos municípios envolvidos no projeto SAMU, para tanto, além da reunião marcada para o próximo dia 20/08/2013 para assinatura do Protocolo de Intenções do Consórcio Municipal- CONSERJU, o município continuará tomando outras providências cabíveis à sua função enquanto sede do SAMU Regional.

SAMU: Projeto da Rede de Assistência aos usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)
A Secretária Municipal de Saúde Jussara Oliveira lembra que os recursos utilizados para a construção da unidade básica são próprios, devendo os demais municípios participarem dos custeios de manutenção dos serviços prestado pela Unidade Básica  do SAMU.

A Secretária lembra que para garantir atendimento rápido e de qualidade à população, os serviços do SAMU precisam contar com uma estrutura física adequada e com equipamentos necessários para o seu bom funcionamento. Por isso, o investimento na melhoria e na qualificação destes serviços tem sido uma preocupação constante da Prefeitura Municipal, esclareceu a Secretária.

Portanto, como se vê, a Prefeitura Municipal de Riachão está a frente das discussões que envolve o projeto do SAMU, o que não justifica levar em consideração, factóides sensacionalistas e sem valor notícia, logo, quaisquer anúncios, ou matérias distorcidas e de natureza partidária sobre a questão “SAMU” em Riachão, não tem respaldo.

Alertamos ainda a nossa população, que está descartada a possibilidade de perdermos os serviços do SAMU, enfatizamos que comentários na web ou propostas de abaixo assinados para a efetivação do projeto SAMU, não tem consistência também, visto que não foi dado a qualquer cidadão o direito de promover plebiscitos, referendos ou outras manifestações desta natureza, as instâncias responsáveis são: o município e órgãos estaduais, parceiros do Ministério da Saúde, no mais, trata-se, infelizmente, de mera politicagem.

Não se sabe porque, tantas informações truncadas e sem credibilidade, porém são quase sempre provindas de uma minoria, já conhecida em Riachão, profissionais em  “sensacionalizar e espetacularizar”, inclusive este assunto,  que vem sendo encarado com compromisso, transparência e responsabilidade pelo poder público.

No mais, disponibilizamos aqui, para mais detalhes sobre a implantação do SAMU Regional os seguintes contatos:
ASCOM/Prefeitura-  (75) 9231-8968
Secretaria Municipal- (75) 3264-3514
Coordenação de Urgência e Emergência Municipal- (75) 9190-2291
Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.