TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Filme produzido na região de Canudos vai para as escolas públicas


gravação de filme em euclides da cunha -4
O município de Euclides da Cunha foi contemplado com um filme curta-metragem. O idealizador da proposta foi o documentarista, fotojornalista e pesquisador da Campanha de Canudos, Antenor Júnior, que elaborou um projeto intitulado – Canudos: História de Meninos. 

O benefício veio através do Prêmio Pontinhos de Cultura, que integra uma das ações do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e Secult/Ba.

gravação de filme em euclides da cunha -5 
As atividades do curta-metragem estão sendo realizada com os alunos de ensino fundamental do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu, situado no bairro da Nossa Senhora da Conceição (URBIS), e, tem uma parceria com o Núcleo de Comunicação Digital OS SERTÕES do Ponto de Cultura OS SERTÕES da cidade de Euclides da Cunha. Para realizar a proposta, Antenor Júnior convidou o cineasta Paulo Tavares, da cidade de Santa Maria-RS, integrante de um dos Pontos de Cultura no Estado de Rio Grande do Sul, para, em conjunto, dirigir o curta-metragem. “As locações foram realizadas em tempo recorde nos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo”, observou Antenor Júnior.
gravação de filme em euclides da cunha -3 
O roteiro elaborado por Antenor Júnior e Paulo Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. No último dia 02, um grupo de alunos que participaram de uma oficina de teatro durante três meses, dirigida pela estudante em licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia (Ufba.) Jamile Cruz, realizada pelo Ponto de Cultura OS SERTÕES, se deslocou pela primeira vez, juntamente com uma equipe de produção cinematográfica, para o interior do município de Canudos, para participar pela primeira vez das gravações de um curta-metragem. Com os rostos estampados de alegria e muita emoção, os jovens-atores, protagonistas, escolhidos para participar do projeto, vestiram os figurinos para iniciar um sonho: participar de um filme. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene Silva, são exemplos desse processo envolvidos nesse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme.
Filme será utilizado nas escolas públicas
gravação de filme em euclides da cunha - 1 
Uma das principais metas da produção desse filme que estar sendo gravado na região de Euclides da Cunha é fortalecer o conhecimento da história da Campanha de Canudos nas escolas públicas.“Precisamos levar esse conteúdo importante, através dessa nova linguagem que é o audiovisual, para dentro das salas de aulas. Sabemos que os professores estão precisando de material da história da Guerra de Canudos para ser trabalhado com seus alunos e o filme CANUDOS: HISTÓRIA DE MENINOS será uma importante ferramenta”, observou Atenor Junior.
Antenor Junior e Tavares
O roteiro elaborado por Júnior e Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene , são exemplos desse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme. Para realizar esse projeto foram pesquisadas: a “Cartilha de Canudos”, de Antenor Júnior; “OS SERTÕES”, de Euclydes da Cunha; “Cartografia de Canudos”, de José Calasans; e “Euclydes da Cunha – esboço biográfico”, de Roberto Ventura (in memoriam).
gravação de filme em euclides da cunha -6 
Esse projeto tem o apoio financeiro do Programa Mais Cultura; Secult/BA e Ministério da Cultura. Colaboração: euclidesdacunha.com; diretoria do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu; Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Educação; e Hotel Quirino.

Exibição de filmes em salas de aulas será obrigatório
A presidente da República Dilma Rousseff assinou no ano passado a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, que obriga as escolas brasileiras a exibirem no mínimo duas horas mensais de filmes nacionais como complemento à grade curricular. A proposta é exibir filmes e promover um debate dos conteúdos nas salas de aulas com os alunos.
 
Fotos: Tainara Santos // Fonte: Ascom/ACEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.