TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ichu: Centro São João de Deus cumpre mais uma vez sua missão


csjd_01_g1 
Dando continuidade a sua missão de servir a população mais carente, trabalhar questões de gênero e geração de renda, a Associação Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus situada no povoado de Nova Esperança em Ichu, fortalecida pelos três pilares: Solidariedade, Formação e Geração de Renda, vem resgatando valores que solidificam a convivência do povo, a partir das mulheres que já estão se fortalecendo também como produtoras empreendedoras rurais.

Neste terceiro encontro do Projeto Tecendo o Amanhã em Redes no período de 23 a 25 de abril, Mulheres de Comunidades de Candeal, Ichu e Riachão do Jacuípe (Território do Sisal) serão capacitadas através de oficinas mediadas por instrutoras experientes.

Acontecerão oficinas nas áreas de artesanato (pintura em tecido) e alimentação aproveitando ao máximo os produtos da Agricultura Familiar fabricando doces e massas.

Serão cerca de 50 a 60 mulheres que participarão também de atividades de lazer, interação, momento cultural para claro soltarem os seus dons.

Todo esse leque de atividades é possível por meio do Projeto Tecendo o Amanhã em Redes com a SETRE.

Já está em finalização o Projeto Ampliando o Futuro que vem realizando a reforma da Unidade Produtiva de Bolos e Sequilhos no povoado de Nova Esperança em Ichu.  Este espaço funcionava o Grupo Escolar Heraldo Rocha que foi desativado e posteriormente doado pela Prefeitura Municipal na gestão anterior.

Conforme Professora Dalva (Presidente do Centro), em convênio com o Governo do Estado através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres a área de artesanato será reforçada com uma capacitação de 04 meses, de segunda a sexta-feira.

Professora Dalva enfatizou: “Graças ao nosso Senhor Jesus Cristo estamos conseguindo benefícios e inclusive nessa capacitação de artesanato disponibilizamos algumas vagas para a Associação do Cortiço, MCP, Regueiros da Paz todos esses da sede do município”.

Foram convidadas a participarem do curso também a COOPERAGIl, Associação Comunitária de Nova Esperança e de Varjota sem custo algum para os artesãos.

A CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) oferece bolsa mensal para cada cursista por 04 meses.

O curso em Pedras Semi Preciosas acontecerá no Centro São João de Deu. Por dois anos quem concluir receberá matéria prima para dar continuidade a confecção de colares, pulseiras e outros adereços.

O Cetro São João de Deus promoverá feiras e incentivos para a comercialização dos produtos feitos pelos artesãos.

A presidente destaca que as parcerias tem ajudado bastante a exercer essa missão idealizada pelo saudoso Padre Leopoldo Garcia Garcia na coerência do que se é pregado.

São Parceiros do Centro: MOC, COOPERAGIL, ARCO Sertão (Bahia), Arco Sertão (Central) e ASCORNE.

Reportagem André Luiz – AL Notícias com informações da Diretoria do Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.