TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ichu: Uilson Soares solta o verbo, Arraia pega ar. Confira como foi a sessão da Câmara de Vereadores.

IMG_20150825_181956828 
A Sessão da Câmara de Ichu realizada nesta terça-feira, 25, foi cômica em alguns momentos, elogios em outros, chegando também a instantes de polêmicas.

Em virtude de problemas de saúde com Carlinhos Moto (Presidente) a sessão foi coordenada por Eugênio Queiroz que é o vice.

Inicialmente foi apresentado o Projeto de Lei 001/2015 de 18 de agosto de 2015 de autoria do vereador Edvaldo Apolônio “Arraia” estabelecendo a obrigatoriedade da identificação dos veículos oficiais e a serviço do Poder Público Municipal.

Apesar de ter sido apresentado, o referido Projeto foi retirado, ou seja não entrou em discussão entre os pares, já que os vereadores de oposição afirmaram que Manoel Afonso tentou entrar com um projeto similar e na oportunidade foi informado de que na casa já existia.

Foi retirada também uma indicação da Vereadora Lúcia Maria que sugere  ao Poder Executivo a doação para às famílias carentes do município os materiais de construção como telhas, madeiras, portas, janelas entre outros que foram tirados dos prédios públicos abandonados após os mesmos terem sidos demolidos.

Não entrou em discussão,  o Projeto de Lei nº 01/2015 que dispõe sobre a utilização de papel não clorado ou reciclado no Serviço Público Municipal de autoria da vereadora Lúcia Maria.

Foi aprovada por unanimidade a emenda modificativa nº 01/2015 de autoria da Vereadora Geovana com emenda ao Projeto de Lei nº 010/2015 relacionado ao Conselho Municipal de Educação (CME).

De acordo com Geovana, o CME está desativado e desatualizado, e para reativá-lo faz-se necessária a revisão no conteúdo da lei que o instituiu. Sendo assim, a emenda apresentada visa adaptá-lo as atuais realidades educacionais.

Em seguida foi convidado Uilson Soares de Oliveira para fazer uso da tribuna.
IMG_20150825_181931670
Uilson aguardando ser convocado pelo Presidente

IMG_20150825_184900960_HDRUtilizando uma roupa em homenagem ao Dia do Soldado, Seu U ao iniciar alertou que utilizaria 20 minutos como de direito, apesar de o presidente ter dito que seriam 10 e em caso de necessidade daria mais 10 minutos, mas ele retrucou dizendo: Quero meus 20 minutos. Ainda questionou: O senhor está sendo pressionado Presidente?

Uilson começou dizendo que iria protestar contra a Semana Cultural, pois não teve a oportunidade que merecia, já que ele é o expoente da cultura ichuense. Disse que a família de Argemiro Gregório merecia respeito por serem pessoas dignas.

Ele relatou que a Semana Cultural não foi organizada com a população, ou seja, foi fechada inclusive para outras religiões, talvez atendendo ao pedido de uma “Coordenadora”.

Em seguida falou da poluição feita pela fábrica de Gonzaga que prejudica moradores do Bairro Cortiço e ele lamentava que o proprietário tenha distratado a sua irmã Celidalva.

Uilson ironizou, chegou a utilizar uma máscaraSegundo seu U, deveriam ser tomadas providências para evitar o mau cheiro provocado pelo Laticínios Aleluia, e ironizando disse que as vezes tem de usar máscaras, pois não resiste ao forte odor.

Na verdade ele atirou para todos os lados, chegando a elogiar alguns parlamentares e a criticar outros de maneira indireta. Falou do Campo de Futebol “Estádio” que de acordo com ele pertence ao Botafogo e não ao município, mas foi colocado projeto para abrir um beco e transformar em rua.

Pauta Livre
Todos os parlamentares parabenizaram o Dia do Soldado registrando a presença do Sargento Joselito (Reserva).

Geovana agradeceu aos colegas pela aprovação da sua emenda, falou da Audiência que participou em Serrinha no IFBaiano. Parabenizou David Ferreira e Paraíba da Viola por terem conseguido o 5º Lugar no Festival de Violeiros em Feira de Santana e por fim tratou da Conferência de Política para as Mulheres que será realizada em Ichu.

Professora Lúcia – Disse que em relação a questão do Laticínios Aleluia o COMDEMA vem tomando as providências cabíveis, ou seja, o município não está omisso quanto a isso. Ela destacou que existem outros problemas de poluição no município a exemplo de visual “faixas antigas ainda expostas entre outros problemas”.

Afonso – Parabenizou Uilson pela coragem, mas disse que era necessária uma intervenção por parte do Poder Executivo, já que o problema não é apenas de Gonzaga. Segundo ele já foi cobrada melhorias na área como encascalhamento e inclusive foi garantida, mas até hoje nada.

O vereador reclamou da situação do Hospital Sagrado Coração de Jesus principalmente na sala de parto e na área onde as mães ficam após darem a luz. De acordo com ele as camas estão enferrujadas até mesmo no local onde coloca o bebê.

Para Afonso não adianta o prefeito dizer que não está resolvendo alguns problemas em virtude da crise, já que nos dois primeiros anos de governo os municípios receberam muito dinheiro.

Wly – Falou que existe uma faixa referente ao 1º Cicloturismo que está exposta em frente a Fábrica de Vercelêncio e que o Departamento de Cultura poderia ter pedido para retirá-la, já que este evento foi utilizado como abertura para a Semana Cultural.

Parabenizou Marivanda pelo apoio no 1º Cicloturismo e a colega Geovana pela indicação referente ao Conselho da Educação.

Arraia – Demonstrando irritação, o vereador disse ao colega Eugênio “Presidente Interino” que o mesmo havia descumprido o Regimento Interno, pois mesmo que exista o Projeto de Lei que trata da plotagem do veículo, no Artigo 100 do Regimento permite a substituição. De acordo com Arraia em uma pesquisa realizada ele verificou que existe indicação. Para o parlamentar, Eugênio deveria ter colocado o Projeto em discussão, mas nem isso aconteceu.

Beto Santiago – Declarou que o colega tinha razão em reclamar se ele havia pesquisado sobre a existência do Projeto, mas destacou que Carlinhos Moto não permitiu que o vereador Afonso apresentasse alegando que na casa já havia um similar.

Quando ao Laticínios Aleluia, Beto disse que é necessário encontrar uma solução, mas também não pode fechar a fábrica que gera tantos empregos.

Ele cobrou do Poder Executivo a realização do Processo Seletivo, relembrando que o Projeto já foi aprovado pela Câmara atendendo ao pedido do próprio Prefeito.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.