TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ichu: Comunidade de Canavial mantém há mais de 100 anos a Devoção a Imaculada Conceição

IMG_20150826_071655148
Iniciou nesta quarta-feira, 26, última quarta-feira do mês de agosto, perdurando por 30 dias,  mais uma reza em devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição na comunidade de Canavial em Ichu, mais precisamente na residência dos saudosos Roque do Mel e Dona Elvira.

A devoção a Imaculada Conceição na comunidade de Canavial tem mais de 100 anos conforme relatos feitos pelo professor Antonio Gomes, através de pesquisas realizadas em antigos escritos de Dona Elvira C. Almeida, Florisbela Almeida Carneiro e Felogônia.
IMG-20150826-WA0010
Conta-se que em 18 de maio de 1870, João Carneiro de Oliveira, casou-se com dona Francisca Eliotéria do Amor Divino, jovem natural de Riachão do Jacuípe, que desde os 10 anos de idade frequentava os atos religiosos e teve a felicidade de experimentar a prática da devoção à imaculada Conceição da Virgem Maria, na Igreja da cidade de Riachão. Casa e residindo na Fazenda Canavial, logo começou a devoção Mariana, rezando o mês de Maria com muita dedicação e fervor, contava com a participação dos amigos e familiares.
IMG-20150826-WA0008
A tradição de no primeiro dia, pela manhã, levantar uma bandeira branca acenando de que já iniciara a reza até hoje permanece.
IMG-20150826-WA0007
Momento de preparação do mastro com a bandeira
IMG-20150826-WA0003
Bandeira já dando o sinal de início da reza
No histórico, conta que antigamente era organizado em um sábado, a noite das crianças, noite das moças todas trajadas de branco, com grinalda oferecendo flores a Virgem Maria. No final do mês (último dia da reza) havia leilão e era animado pela Banda 07 de Setembro da Comunidade Caldeirão, isto porque o proprietário da fazenda era sócio da banda. Atualmente não há prosseguimento do leilão e nem a participação da banda.

O altar era organizado num quarto de duas portas: uma de acesso à varanda e outra para o corredor, com a finalidade de na hora da reza separar os homens das mulheres, costume que anos depois deixou de existir. A devoção à Nossa Senhora cresceu de forma tão abençoada que foi preciso construir um local apropriado para as orações da comunidade. Com a ajuda dos filhos e amigos construíram um sóton (na parte de baixo uma casa de farinha e na parte de cima um salão apropriado para orações, com um altar de estrutura de madeira dedicado a Nossa Senhora da Conceição).
IMG-20150826-WA0005
Edcarlos do MOC gravou o relato feito por Antonio Gomes e agora você pode ouvir na íntegra:
Em 2013, a equipe do Ichu Notícias acompanhou o encerramento da reza em louvor a Imaculada Conceição. Clique aqui e confira.

Redação do AL Notícias – Fotos: Edcarlos e André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.