TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ichu: Confira como foi a Sessão da Câmara


20150916063344 
Aconteceu nesta terça-feira, 15, mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do município de Ichu.

Iniciando os trabalhos foram aprovadas duas indicações sendo:
002/2015 – de autoria da Vereadora Lúcia Maria, solicitando a retirada das telhas e madeiras de um prédio público abandonado na comunidade de Capoeira do Rio, e após realizar a derrubada do mesmo, doar os materiais para a Associação Comunitária da comunidade citada;

001/2015 – de autoria do Vereador Edivaldo Apolônio (Arraia), requerendo a coleta de lixo para as comunidades de Casa Nova e Barro Preto, as quais passaram a pertencer ao município de Ichu recentemente.

Tribuna Livre
Willian Gonçalves – Voltou a cobrar explicações por parte do Executivo quanto aos valores recebidos de diárias pelo Prefeito Antonio George, onde segundo ele de Janeiro a Julho desse ano foi de R$ 43.192,47.

O vereador chegou a ironizar de que o Prefeito foi mais rápido que a luz, conseguindo estar em dos lugares ao mesmo tempo, desafiando a Lei da Física.

Conforme o parlamentar, observando os pagamentos percebe-se que o prefeito só ficou no município de Ichu os finais de semana e o dia 02 de Julho que era feriado no estado. Ele disse não entender como o gestor recebeu algumas diárias justamente quando estava participando de atividades no municípios concernentes a Semana Cultural.

Wly relatou que existe a reclamação de crise e o prefeito recebendo tanto dinheiro em diárias.
“Fiquei comovido quando vi uma mãe ter de ir na rua comprar gases para ser usada no hospital onde seu filho se encontrava, já que na unidade não tinha. Está faltando médico no PSF, não teve médico no hospital sábado entre outros dias. As pessoas não estão conseguindo trocar as receitas para pegar medicamentos”. Declarou o vereador.

Na oportunidade o vereador Arraia (Líder da Situação) questionou o motivo de o colega só estar preocupado com as diárias do prefeito e porque não observar as recebidas pelos Secretários.

Por sua vez, Wly informou que já está fazendo esse levantamento e com certeza vai apresentar na câmara.

Continuando o parlamentar declarou que esteve na Secretaria Municipal de Educação e verificou o abandono do veículo Siena. Wly disse que tomou conhecimento de que o Secretário Carlos Tadeu havia informado que o único problema era a bateria do carro. Mas, segundo Willian no TCM consta que foi adquirida pela Secretaria uma bateria com tamanho incompatível para o veículo entre outras situações.

Wly disse que eles não estão tendo respostas por parte do Executivo, a exemplo da Cooperativa de Médicos que no Tribunal de Contas só consta pagamentos, mas não fica bem claro os detalhes.

Ele questionou como continua fazendo pagamentos e faltando médicos constantemente no hospital e no PSF.

Finalizando o vereador relatou que já deu entrada no Ministério Público apresentando essas denúncias e que com tantos problemas, novas denúncias serão protocoladas no MP.

Beto Santiago- Esclareceu sob a declaração da semana passada quando foi confundido que o mesmo não queria pagar ingresso no estádio municipal. Conforme o parlamentar na verdade ele pagou o ingresso como faz todos os anos, mas foi barrado quanto tentou adentrar na área do campo para a Tribuna de Honra.

Ele lamentou que o Professor Edivan havia feito um comentário infeliz no Grupo da Rádio Independente a respeito da sua declaração.

O parlamentar cobrou novamente informações sobre o Processo Seletivo para servidores da Prefeitura Municipal, já que o Projeto foi aprovado pelo legislativo e até licitação para a empresa foi realizada. Segundo ele se continuar assim irá procurar o Ministério Público.

Beto questionou o vereador Arraia se já tinha alguma resposta sobre o esgoto que foi formado no fundo do antigo CEACO que vem prejudicando os moradores e transeuntes. Arraia declarou que também aguarda providências por parte do Secretário de Obras.

Geovana – Falou à respeito das indicações aprovadas anteriormente, salientando que é uma pena que prédios públicos venham a ser derrubados por não haver outros fins a eles serem destinados. No tocante a indicação do colega Edivaldo, disse que bastava um simples pedido ao prefeito  e que gostaria que já fosse feita uma coleta seletiva de verdade, pois ainda não a temos.

Falou da realização da I Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres que aconteceu na última sexta 11, parabenizando as entidades parceiras envolvidas na organização da mesma.

Pediu ao colega Edivaldo (líder da situação) que levasse até o prefeito uma solicitação de melhoras na Praça Hildebrando Cedraz, a qual necessita de manutenção nos bancos e cuidado com os jardins de todas as praças, regando as plantas, pois o sol chegou com força.

Encerrando, parabenizou a Secretaria de Ação Social pela Conferência realizada na segunda 14, bem como o vereador Arraia por conseguir trazer para o mapa de Ichu com a inclusão de Barro Preto e a totalidade de Casa Nova.

Egberto – Cobrou melhorias na iluminação do Conjunto José Carneiro e região, bem como das ruas que estão esburacadas.

Segundo o vereador está havendo um descaso por parte da administração, pois a escuridão é imensa e faz medo passar de carro pior a pés.

Disse que a creche do Conjunto José Carneiro está com muito mato e se brincar vai ter até cascavel.

Lúcia – Falou da satisfação em ter participado da Conferência Municipal de Política para as Mulheres. Parabenizou Adailton por estar assumindo a Presidência da Rádio Independente. Pediu desculpas pelo motivo de não ter participado da abertura da Copa Rural, alegando que estava resolvendo algumas situações.

A vereadora destacou que a situação em que o País se encontra hoje, infelizmente vem prejudicando os municípios principalmente os pequenos a exemplo de Ichu.

Falou que a Prefeitura já vem fazendo melhorias no Conjunto, e que em relação ao mato é apenas uma máquina para muitos serviços.

A edil lamentou que percebeu crianças jogando bola na Praça que vem sendo construída e segundo ela é capaz de ser danificada antes de ser inaugurada.

Egberto interferiu dizendo que o correto era a referida praça está isolada, pois ainda está em construção.

Arraia também entrou neste assunto dizendo que presenciou realmente crianças brincando na praça, e inclusive filhas de autoridades e até de policiais.

Wly relatou que as crianças estão lá porque não existe mais espaço para a brincadeira delas.

Finalizando professora Lúcia relatou declarou que era contra a Secretaria de Educação devolver o veículo Siena para o Executivo, pois na opinião dela a área da Educação necessita para vários trabalhos inclusive dos conselhos.

Afonso  – Reclamou da situação do Hospital Sagrado Coração de Jesus que segundo ele está entregue as baratas em vários sentidos, principalmente nas constantes faltas de médicos, camas enferrujadas entre outros problemas. Rogou que Deus iluminasse o representante do Poder Executivo para ter mais amor ao próximo.

Disse não entender tanto falatório de dificuldades e destruíram a Quadra de Esportes que poderia ter sido recuperada jogando o material em uma rua e até hoje a praça esportiva está abandonada.

Voltou a tratar do esgoto a céu aberto em ruas  próximas ao cemitério. Segundo ele só vai voltar a falar sobre este assunto quando encontrar novamente mais diárias do prefeito.

Se referindo as diárias Afonso declarou: “Imagine que o município está em crise, se não tivesse já tinha comprado até um jatinho”.

Parabenizou a LID e Diretoria de Esportes pela abertura da Copa Rural, que organizou o estádio para a competição, mas pediu atenção em relação as pedras portuguesas que foram retiradas da praça e estão no estádio, podendo servir como arma em caso de alguma briga.

Arraia – Pediu que o Presidente da Câmara que fizesse um ofício direcionado ao gestor para que apresentasse a relação dos prédios abandonados, ou que tenham pessoas morando para fazer a doação e acontecer isso de uma só vez, pois toda semana tem chegado esses pedidos de doações.

Agradeceu a todos que foram a favor da sua indicação relacionada a coleta de lixo no povoado de Barro Preto. Para o vereador essa iniciativa irá evitar vários problemas como o que aconteceu com a sua mãe que foi vítima fatal por causa de um maldito lixo.

Parabenizou o Presidente da LID e a Diretoria de Esportes pela bela solenidade de abertura da Copa Rural.

Disse que o Diretor de Esportes precisa ter autonomia na sua área e solicitar a remoção imediata das pedras portuguesas do estádio para evitar problemas em dias de jogos.

Quanto a quadra Polivalente o vereador disse que o gestor está aguardando a devolução de um recurso por parte do Governo Federal, mas ele não acredita que essa verba seja liberada, principalmente por esse governo do PT que afundou o País.

Segundo o edil se Aécio Neves tivesse vencido as eleições o Brasil estaria em situação bem pior, já que iria encontrar a situação bastante complicada, ou seja, graves problemas como foi encontrada pelo Prefeito George.

Para Arraia se George tivesse perdido a eleição o município de Ichu estaria bem só de aparência. Segundo ele George sairá como o maior administrador, mas várias circunstâncias dificultam a sua administração.

20150916063346Finalizando o parlamentar mostrou com muito orgulho o novo mapa enviado pela SEI que mostra os povoados de Casa Nova e Barro Preto pertencendo ao município de Ichu.

Conforme Arraia foi uma luta muito grande para que isso acontecesse apesar de muitos não acreditarem, a exemplo do vereador Afonso.

Afonso pediu a palavra e disse que ainda não acredita nisso, só quando for realizando o Censo pelo o IBGE. Arraia declarou que o IBGE já mostrou o aumento da população com a inclusão dessas comunidades antes mesmo da realização do Censo.

Detalhe: “Em determinada sessão Afonso disse que beijaria o chão se referindo a uma linha imaginária próxima passando pelo o Rio naquela região. Agora ele diz que se o IBGE contar a população com a parte de Casa Nova e Barro Preto ele dará um abraço no colega Arraia”.

Reportagem André Luiz – AL Notícias / Pronunciamento da vereadora Geovana extraída do Blog através do Assessor Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.