TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ichu: Professor afirma ter encontrado pedra usada como ferramenta por Índios “Tocós”

O Professor José Carlos conhecido por Carlinhos, morador do povoado de Casa Nova em Ichu, está há aproximadamente três anos com uma pedra, onde ele acredita que era utilizada como ferramenta por Índios Tocós que viviam nesta região.
20150928101759 (1)
De acordo com o Professor que leciona em uma escola na comunidade de Campo Aletre em Riachão, essa pedra ele encontrou por acaso quando passava pelo Rio Tocós entre Ichu, Coité e Riachão e notou que a mesma tinha algo diferente. Carlinhos declara que todos os dias passava os pés sobre esta pedra até descobri-la e depois retirá-la com uma chave de fenda.
Pedras Ichu
Apesar de estar há muito tempo com a referida pedra, ele afirma que só agora teve interesse em divulgar a informação, depois que viu uma reportagem na TV sobre uma parecida com a que ele encontrou.
A informação dada pelo Professor Carlinhos sobre a existência de Índios nesta região é confirmada em um artigo publicado durante a I Semana de História da UNEB  – CAMPUS XIV de Conceição do Coité – Confira aqui.

No artigo cita que a  ocupação de Conceição do Coité se deu a partir da concessão das sesmarias, numa região denominada como Sertão dos Tocós. As sesmarias eram concedidas pelos governadores gerais a latifundiários, com o objetivo de que áreas inabitadas fossem povoadas e cultivadas. Estas sesmarias favoreceram a ocupação de áreas inexploradas e consequente povoamento das mesmas.

Como uma das primeiras sesmarias concedidas nesta região, estava a sesmaria dos Tocós, pertencendo aos filhos de Antonio Guedes e D. Felipa de Brito-registro datado em 14 de dezembro de 1612. Em 1676, um dos netos do casal citado, Antonio Guedes de Brito, torna-se através de herança de seu pai e doação de parentes, dono de algumas sesmarias, incluindo as fazendas dos Tocós.

Com a expulsão destes índios denominados “Tocós” (daí o nome da sesmaria), o Conde da Ponte organizou fazendas para criação de gado e abriu estradas para facilitar as viagens com boiadas. Apesar da expulsão dos índios, na Sesmaria dos Tocós não foi estabelecida nenhuma fazenda devido às condições climáticas desfavoráveis da região.

Professor Carlinhos espera que algum Historiador, Arqueólogo ou outras pessoas tenham interesse em conhecer essa pedra e até em explorar a região, já que a mesma com certeza esconde belas histórias.

Reportagem André Luiz – AL Notícias  – Relato sobre o http://semanadehistoriaunebxiv2.blogspot.com.br/p/conceicao-do-coite-ba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.