TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tradição do município de Jussara “Roda de São Gonçalo” é apresentada em Ichu

Há muitos anos que uma família oriunda da cidade de Jussara que fica na Região de Irecê passou a residir em Ichu atuando principalmente na preparação do terreno para o plantio de milho e feijão.

O número de integrantes desta família foi crescendo em Ichu com o nascimento de filhos e netos, bem como com a vinda de outros parentes que ainda residiam em Jussara. Essa família implantou  comércios, metalúrgicas entre outros serviços que geram emprego e renda.

Neste domingo, 27, o casal Roque Ferreira e Luziana Alves (Bia) trouxeram para a sua residência no Bairro Cortiço em Ichu um grupo de pessoas para a apresentação da Roda de São Gonçalo que é uma tradição da cidade de Jussara.
IMG_6755
É preciso ter muito fôlego para participar da Roda de São Gonçalo 
São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote.

Bia ao lado do seu esposo Roque de Dogue
Bia ao lado do seu esposo Roque de Dogue
Bia que é natural da cidade de Jussara contou que mesmo morando há muito tempo em Ichu nunca esqueceu a tradição da sua região que ela aprendeu com seus  pais e é mantida viva por seus familiares.

Ela destaca que as Rodas de São Gonçalo acontecem como forma de pagar promessa por uma graça alcançada, e consiste em rezar cantando, com muita alegria, devoção e fé.

Segundo Bia, praticamente todos que vieram da cidade de Jussara apresentar essa tradição são integrantes da sua família, mas os parentes ichuenses também aprenderam os passos da Roda e participaram de maneira bem bonita.

Confira a entrevista com Bia contando a história da Roda de São Gonçalo
Durante a Roda de São Gonçalo são oferecidas comidas para os convidados, mas de maneira nenhuma é servida bebida alcoólica, ou seja, todos devem estar alegres, mas sóbrios para agradecerem ao Santo.
IMG_6749
São Gonçalo
IMG_6750
Familiares cantam com muita alegria e devoção

Assista a um trecho 
Reportagem André Luiz – AL Notícias
Confira outras imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.