TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ichu: Apesar de algumas alfinetadas da oposição, Sessão da Câmara foi tranquila


66f29a25-6b50-4097-8db1-0f65bc0a4002 
Se na sessão do dia 13 de outubro até a Polícia Militar foi acionada, a  realizada nesta terça-feira, 26, foi bastante tranquila apesar de algumas alfinetadas da oposição.

Começando os trabalhos foi apresentado o Projeto de Lei nº 001/2015, de autoria da Vereadora Geovana Marcia (PR) – que dispõe sobre a reserva de vagas para afrobrasileiros e deficientes em concursos públicos para o provimento de cargos efetivos da administração direta e indireta do município de Ichu e dá outras providências.

Os pares também estão analisando modificações no Regimento Interno na Casa que passará pela primeira votação na semana que vem, bem como a Lei Orçamentária Anual (LOA) será analisada.

b392d10f-51a7-4920-99af-7b32e2327fcc
Continuando foi convidada a servidora Enilda Almeida (Professora) que é integrante do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu (SINTRAPI).

Enilda fez uma breve reflexão sobre o dia do Servidor Público comemorado em 28 de outubro, e falou da luta para que os trabalhadores tenham seus direitos respeitados, a exemplo do Plano de Carreira tanto do Magistério como das outras áreas.

A sindicalista falou da comissão que vem estudando as contas da Educação para que soluções sejam encontradas para os problemas existentes.

Conforme Enilda, antigamente se falava que as dificuldades aconteciam em virtude da seca, mas agora a palavra da vez é a crise.

“Sabemos que a crise de fato existe, mas não vemos no nosso município a tentativa de melhorar contornar essa situação”.

TRIBUNA LIVRE
Professora Lúcia enalteceu o Projeto da Senadora Lídice da Mata (PSB) que inclui medidas de proteção da Caatinga entre as prioridades de aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Falou do trabalho do SINTRAPI e outras entidades que defendem os servidores. Tratou da ação desenvolvida no CEACO relativa ao Meio Ambiente que tem a Professora Márcia Cedraz como uma das responsáveis.

Ela também parabenizou o Movimento de Organização Comunitária (MOC) que está completando mais um ano de existência, e que conta com técnicos do município de Ichu.

Geovana – A Vereadora Geovana iniciou sua fala destacando o tema do ENEM deste ano, que trouxe a violência contra a mulher na redação. Falou da grata satisfação por seu mandato ter realizado aulões preparatórios para o ENEM 2015, sendo que foram 10 encontros no total, possibilitando aos estudantes um maior preparo na realização da prova. Na oportunidade, agradeceu o alunado pela aceitação do convite, como também os professores que ministraram as aulas.

Tendo em vista que semana passada não houve sessão, a parlamentar parabenizou os professores pela passagem do seu dia (15 de outubro), e aproveitou para felicitar os funcionários públicos que estarão comemorando sua data nesta quarta-feira, 28

Disse que uma equipe do IFBaiano esteve presente no município de Ichu durante o dia de hoje (27), em especial na Secretaria Municipal de Educação, fazendo a divulgação/ofertas de cursos do Instituto a partir de 2016.

Parabenizou a jovem estudante Andreissa Jesus, a qual estará representando o nosso município na etapa estadual dos Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, no projeto TAL (Tempos de Artes Literárias). O evento acontecerá durantes os dias 02 e 04 de dezembro, na Fonte Nova em Salvador.

Finalizando, Geovana ressaltou a importância do SINTRAPI em defesa do funcionalismo público do município de Ichu, e agora a APLB que já conta com uma sede em nossa cidade.

Beto Santiago – Parabenizou  os eventos de Moto (realizado por Fabiano) e a Festa do Parque Evaldo Braga destacando a divulgação da imprensa ichuense em especial do site AL Notícias, informando que muitas pessoas que vieram informaram que tomaram conhecimento através deste site.

Santiago disse que lamentava a situação que Ichu estava vivendo, pois dois finais de semana consecutivos com eventos grandes e sem médicos no hospital. Conforme o edil, Deus abençoou que não houve acidentes.

Beto destacou que são várias obras inacabadas no município, avenidas interditadas há muito tempo (Joaquim Lázaro), Posto de Saúde do Licuri que nunca foi entregue à comunidade entre outros problemas.

Afonso seguiu a mesma linha de Beto, acrescentando que o Secretário de Saúde apresenta apenas dados, mas a população não é besta já que encontra hospital sem médico, falta de carros entre outros problemas.  

O vereador ironizou: “Ele é honesto, os outros são ladrões. Era assim que ele falava”.  Para ele é preciso que a Presidente do Conselho de Saúde vá até a Câmara para mostrar dados e vê a divergência nas informações.

Afonso lembrou a rua próxima a casa da vereadora Geovana tem buraco que cabe um caminhão. Segundo ele, o próximo gestor gastará todo o dinheiro será utilizado para este fim.

“As pedras continuam no estádio, só irão tirar quando tiver uma briga e quem sabe até com vítimas fatais. As casas têm mais de três anos e nunca terminaram, a praça também. É preciso saber se a empresa que está construindo a casa é a mesma da praça. Lixo e buracos para todos os lados, deveria até ter saído na Revista Veja. No hospital era barata, agora deve ter até Tatu”, finalizou.

Todos os pares que usaram a tribuna parabenizaram os servidores públicos. Destacando que Willian Gonçalves não estava presente (motivos superiores), Arraia e Eugênio não fizeram uso da mesma.

Reportagem André Luiz – AL Notícias – Texto da Vereadora Geovana – Emerson Pablo (Assessor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.