TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 27 de outubro de 2015

ICHU-Palestra, sorteio de Brindes e sessão de Beleza encerram com Chave de Ouro o Outubro Rosa da Equipe Helena Santiago

Com o Objetivo de Conscientizar as Mulheres sobre a importância do exame de mama, a programação da Unidade de Saúde Helena Santiago neste mês de Outubro, envolveu a saúde da mulher em todos os âmbitos

O encontro que começou na Comunidade de Casa Nova, Zona Rural do Município, deu prosseguimento no Conjunto José Astério, passou por todo o município através das Unidades de Saúde de Licurí e Barra, abrangendo as mulheres que sente o desejo e a vontade de se cuidar diariamente encerrando no Centro da Cidade de Ichu.

Na última segunda Feira, a Equipe de Sáude Helena Santiago realizou mais uma ação no Anexo do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) com as mulheres que estão localizadas no Centro da Cidade.

Para Denieire Enfermeira e Coordenadora de Atenção Básica, é preciso tocar em cada Mulher o desejo de se cuidar  e quando a equipe vai até a comunidade, a mensagem do objetivo que se quer alcançar chega mais rápido e o efeito se torna maior. Ofertar serviços que viabilizem e despertem esse desejo é o que a fortalece diariamente. 

Drª Karine falou do Outubro rosa que é um movimento dedicado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações  e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença ressaltando ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro. 

Iracema ( mulher acometida por um câncer há 04 anos atrás), mostrou a todos em seu depoiemto que quando se faz o exame anualmente, se descobre cedo e a chance de cura é muito grande, tendo Ela mesmo como testemunho de vida. Para ela, quando se ouve falar em problemas, nunca se passa na cabeça que este pode chegar até nós, mas a doença não escolhe cor, raça, situação financeira, e só sabe quando chega.  

 "É difícil passar por um momento desses,  mas se a gente descobre cedo, a gente supera. É preciso ter força, crer e confiar no nosso bom e amado Deus e não se deve esconder que está doente. Se sinta amada O apoio da Família, dos vizinhos amigos deve ser indispensável, pois é um momento em que a mulher fica sensível precisa de carinho e amor. Se você tiver um vizinho com este problema nunca o deixe só porque a tristeza traz a depressão e eu nunca tive depressão  porque eu nunca fiquei só. Cada vez que eu me abatia, eu pegava a Bíblia e lá encontrava forças no meu Deus e mais uma vez estava de pé firme e na certeza que eu iria vencer e venci. É muito difícil mas impossível jamais. Se amem, não escondam e procure viver fazendo o bem e façam a mamografia porque nela é que vocês descobrem e dá tempo para se cuidar! Não tenham medo do Cancer, tenham medo do medo de cuidar dele"-Completou Iracema.
Nairan Ramos , Representante e Consultora de Beleza da Mary Kay que é uma empresa americana de venda direta de cosméticos,trouxe mais uma consultora que falou da importância de se cuidar, se amar e se tornar independente. Como o objetivo principal do encontro foi o cuidado, Nairam trouxe brindes e um momento de beleza com dicas e técnicas de maquiagem deixando àquelas mulheres ainda mais belas.

Ao final do encontro Denieire deixou marcado o exame da Mamografia a ser realizado na Clínica São José em Conceição do Coité, lembrando a todas do Caminhão da Mamografia que estará em Ichu nos dia 26 a 28 de Novembro para fazer o exame de todas as mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos.
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Rádio Independente FM- Fotos: Normeide Lima

CONFIRA TODAS AS FOTOS:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.