TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 18 de outubro de 2015

Ichu: Convite as mulheres usuárias do PSF, em período pós-gestação entre 6 meses à 2 anos e meio

FB_IMG_1445176278037_1 
Samile Elaine Carneiro ao chegar a reta final da minha graduação do curso Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, escolhi como tema do Trabalho de conclusão do curso: A retenção de peso e a prática regular de atividade física por mulheres pós-gestação usuárias do Programa de Saúde da Família do município de Ichu – BA.

A gestação é um estágio na vida da mulher que ocasiona diversas transformações físicas e psicológicas. Dentre as transformações percebidas destaca-se o aumento de peso durante a gravidez e a retenção desse peso no pós-parto.

A retenção de peso pós-parto é considerada o maior problema de saúde pública relacionado às mulheres gestantes, devido aos riscos de desenvolver obesidade (KAC, 2001). A cada gestação a mulher tem mais probabilidade de reter peso pós-parto e desenvolver uma obesidade.

Embora se saiba sobre os benefícios que a prática regular de atividades física promove para a saúde, principalmente em relação à redução de peso para as mulheres pós-parto, Devies, et al ( 2003) aponta que existe algumas barreiras que impedem das mulheres praticarem exercícios físicos no período pós-parto, prendendo-se as necessidades de tempo para praticar, motivação e cuidados com a criança.

A população deste estudo será composta pelas mulheres, usuárias do PSF Helena Santiago de Almeida, da cidade de Ichu, Bahia, que estejam no periodo 6 meses a 2 anos e meio pós-parto. Foi feito um levantamento dessas mulheres, juntamente com a infermeira responsável e funcionários da Unidade de Saúde. Estão sendo entregue pelos agentes de sáude do município, os convites a essas mulheres  selecionadas.

A pesquisa tem como responsável à professora Mestre Lizziane Andrade Dias e como pesquisadora colaboradora Samile Elaine Carneiro. Será feita a coleta de peso e altura dessas mulheres e a aplicação de um questionário auto-aplicativo.

Haverá também palestra com orientações para a saúde, Lanche e sorteio de brindes para as pesquisadas.

Desde já agradeço a contribuição, e espero todas no dia 23 de outubro de 2015, às 09:30 na sede do CRAS, antiga Creche Municipal.

Redação do AL Notícias com informações de Samile Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.