TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ichu: O clima esquentou na Câmara de Vereadores, até a Polícia Militar foi acionada

Quem esteve presente na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu realizada na noite desta terça-feira, 13, ou acompanhou através das redes sociais, pôde perceber que os trabalhos começaram de maneira bem tranquila, mas já havia o prenúncio de que poderia esquentar, pois o plenário estava lotado de pessoas com cartazes cobrando médicos no hospital entre outras reivindicações.
IMG_20151013_182039932
O Plenário da Câmara estava lotado
Iniciando a sessão foi aprovada por unanimidade a Moção de Aplausos nº 01/2015 de autoria da Vereadora Lúcia Maria que parabenizava os senhores José Andrade dos Santos, João Pedro (de Ginu), José Joaquim Cedraz Carneiro (de Joaquim), Marcelo, Leandro e Natanael (de Carlinhos de Zé Teco), Antonio (Tontonho), Willian (de Zé de Odilon), João Dançarino e Inocêncio, pela iniciativa em deixar de criar animais soltos no perímetro urbano do município.

Foi aprovado também o Projeto de Lei nº 013 de 08 de outubro de 2015 do Poder Executivo que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado da Bahia através da Secretaria de Saúde, com a finalidade de constituir o Consórcio Público de Saúde, visando implementar iniciativas de promoção a ações de saúde pública assistenciais, entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

IMG_20151013_183033481Em seguida foi convidado o senhor Luiz Gonzaga dos Santos “Lula” que é presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC).

Lula foi explicar que a partir desta quarta-feira o Exercito já estaria colocando água com carro-pipa em várias comunidades entre elas Queimada do Cedro, Alto das Porteiras e Inferninho que não estavam na lista, mas na reunião da última sexta-feira foram incluídas.

O clima começou a esquentar quando Lula disse que os vereadores de oposição não participaram da reunião e um deles teria dito que depois assinava a ata na rua.

Neste momento o vereador Afonso pediu espaço e declarou que o presidente da Defesa Civil estava distorcendo os fatos, já que o mesmo havia dito que eles “oposição” estavam com compromissos agendados anteriormente, mas se dependesse de uma assinatura para o Exercito colocar água que eles assinavam tranquilamente.

Com essa intervenção de Afonso, várias pessoas da plenária começaram a vaiar, tendo Lula respondido que aquelas vaias eram incentivo e que muitos daqueles que estavam lhe criticando ele já havia dado água.

Com essa declaração iniciaram novamente as vais e muitos questionavam se a água colocada em carro-pipa era paga por ele.
IMG_20151013_192858584
Lula disse que no passado pegava-se água nos mananciais, mas hoje a Prefeitura compra na EMBASA e distribui pra todo mundo sem discriminação como acontecia no passado.

TRIBUNA LIVRE
Professora Lúcia- Parabenizou o público por estar participando da Sessão e afirmou que realmente eles devem continuar participando. Lamentou o ocorrido no último domingo quando houve a morte do senhor Germano e não havia médico e nem motorista para socorrê-lo.

A edil disse que eles “Situação” se reuniram com o Prefeito George e com o Secretário Evânio para pedir providências urgentes, pois sem médico não pode ficar.

Parabenizou a equipe organizadora do Torneio de Voley que aconteceu no final de semana, o MCP pela Assembleia e as distribuições de brinquedos que aconteceram em comemoração ao Dia das Crianças. Foi informado também que haverá uma atividade promovida pelo MOC no SINTRAFI voltada para juventude.

Geovana –  Iniciou parabenizando a comunidade presente, a qual expôs cartazes reivindicando melhorias desde à moradia digna, até a Saúde Pública, especificamente pela falta de médicos no município. Para a parlamentar, se não houver cobranças, o avanço certamente não virá: “Por mais que o governo planeje, faça seus planos de obrigação, a comunidade precisa reivindicar… Isso tem sido histórico, e vai continuar sempre sendo.”

A Edil disse ter participado de uma reunião, e nesta, foi discutido a necessidade de se fazer “cortes” na administração para atender as demandas que o povo tanto clama, principalmente no que se trata de saúde.

Parabenizou o Movimento das Comunidades Populares (MCP), pela realização da Assembleia Popular com as presenças do Prefeito Antônio George e do Secretário de Saúde Evânio Codeiro.

Encerrando, falou da alegria em saber que o município de Ichu está sendo representado pelo Técnico Agrícola Edicarlos Almeida, em um evento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba.

Egberto – Disse que estava indignado com a irresponsabilidade do Poder Público que deixa faltar médicos no hospital. Declarou que não entendia que a crise só atinge Ichu, pois em Candeal tem médico. “Tem crise para contratar médico, mas não tem para pagamento de diárias”.

“Não entendo como tem colega que diz que esse governo é o mais organizado que Ichu já teve. Como é mais organizado se as ruas estão cheias de buracos, hospital sem médicos entre outros problemas. Chamo isso de Baderna Administrativa”, finalizou.

Beto Santiago – Deixou suas condolências para os familiares do senhor Germano que faleceu no último domingo. Ele informou que esteve no sepultamento e realmente o clima era de muita comoção com o ocorrido.

Parabenizou os organizadores do torneio de voley, Célia, Polícia Militar e demais pessoas que distribuíram brinquedos.

Lamentou a falta de médico no hospital, dizendo inclusive que em Candeal o prefeito fez vários cortes, mas a área da saúde não poderia ficar descoberta.

Questionou os motivos das obras inacabadas como a praça da esplanada (as pedras estão sendo retiradas), PSF de Licuri que nunca foi inaugurado entre outros problemas.

Willian Gonçalves – Questionou os motivos que o Vereador Arraia só direciona as críticas para a sua pessoa. Wly fez um gesto deixando transparecer que seu colega poderia estar com “Dor de Cotovelo”.

Disse que o Secretário de Saúde esteve na câmara apenas para debulhar dados, mas não explicava os valores pagos a Cooperativa de Médicos.

Conforme Wly até julho o município gastou R$ 93.000,00 de diárias, sendo tem algumas delas que o Prefeito estava em Ichu e mesmo assim recebeu.

Foi sugerido pelo Vereador que tivessem manifestações em frente as residências do Prefeito e do Secretário de Saúde.

Afonso – Parabenizou o público presente e o Presidente da Casa pela forma que vem tratando a oposição e que por isso eles estavam aprovando certos projetos.

O vereador criticou as palavras de Lula quando se referia que os vereadores da oposição queriam assinar ata na rua.

Disse que era muito triste ver a situação da saúde de Ichu, pois as casas do prefeito fica a 30 metros do hospital, do Vice-Prefeito a 50 m e do Secretário a 60 m e eles não estão vendo o que vem acontecendo.

Para Afonso se tivesse médico no hospital no último domingo, talvez tivesse evitado a morte do idoso.

O vereador relatou que antigamente na Câmara tudo era “Ladrão”,  que o seu colega que agora é prefeito criticava de tudo, falava de tudo. Diziam até que o dinheiro da saúde sai pelo ralo, mas agora não o dinheiro está indo direto pelo cano. Para Afonso isso é uma verdadeira descaração.

Arraia – Parabenizou a equipe do Voley, a Defesa Civil por conseguir trazer novamente os serviços do Exército com carro-pipa, e ao mesmo tempo lamentava a falta de apoio dos gestores coiteenses com a comunidade de Queimada do Cedro.

Sobre a assinatura da ata pelos parlamentares que não estavam na reunião, Arraia declarou que se isso acontecesse ele denunciava.

Disse que realmente a situação da saúde está complicada, não pode continuar o hospital sem médico. Segundo Arraia houve a reunião com o Prefeito e o Secretário de Saúde e que haverá corte nos gastos em várias áreas e com certeza passará a ter médico, no entanto, muitos vão reclamar dos cortes feitos pela gestão.

Declarou que aprovaram o projeto do Consórcio da Saúde, mas para ele só ficará no papel, pois os municípios maiores atropelam os pequenos.

Quanto a declaração de Willian sobre dor de cotovelo, ele disse que não havia motivos para isso, que não tinha nada contra o colega, no entanto, quando Denieire esteve na Câmara ele deu vários beijinhos, mas não teve coragem de questionar nada.

Segundo Arraia, os atrasos nas marcações de exames estão acontecendo pelo fato de Deniere está sendo a responsável pela triagem.

Arraia disse também que quando Wly foi vice-prefeito, esteve apenas como laranja e também foi omisso aos problemas. Ele disse também que na gestão passada chegou um médico foi contratado pela Prefeitura de Ichu e depois foi direto para o presídio.

Eugênio – Com um discurso mais brando, o vereador procurou justificar os problemas da saúde como sendo em todo o país, ou seja, afirmando que realmente em Ichu precisa de melhorias, no entanto isto está acontecendo em todo os lugares.

A POLÊMICA
Durante o pronunciamento do vereador Afonso, houve uma intervenção do senhor conhecido por Neto do PT, falando que Carlinhos Moto (Presidente) que tanto criticou agora está residindo em Salvador.

Diante disso, o Presidente falou que Neto estava conversando demais e se continuasse iria pedir para que o mesmo se retirasse do plenário, ou até acionaria a Polícia. Neto do PT disse: “Antes de você me tirar, eu já fui”.

No final da Sessão muitos perceberam que realmente a Polícia havia sido acionada e já estava no recinto começando assim um protesto e várias críticas a atitude do Presidente.

Assista ao Vídeo:
As pessoas continuaram protestando e colando cartazes em no muro da câmara e gritando que não eram marginais, que queriam médicos no hospital.
IMG_20151013_201541606
Reportagem André Luiz – AL Notícias  – Vídeo Neto Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.