TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ICHU-A evolução do Bebê dentro da barriga foi o tema do 3º encontro com Gestantes

Dentro de todas as mudanças que a mamãe sente durante a gestação, nada pode ser comparado as transformações que ocorrerão dentro do seu ventre. Pensando nessa maravilha que é desfrutada com o grande milagre da Vida, a Enfermeira e coordenadora da Atenção Básica Denieire Santiago, com o Apoio dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) da Unidade de Saúde Helena Santiago.

Denieire Falou aos participantes sobre todo o processo que se passa no ventre da mulher do primeiro ao nono mês que é quando o bebê vem ao mundo. Desde a fecundação, uma nova célula inicia uma grande viagem até a vida. Aquela sementinha plantada no ventre, quase que imperceptível vai crescendo e se transformando. No segundo mês de Gestação, o bebê vai começando a ganhar formas, aparecendo apenas um esboço dos membros.  Ao chegar o 4º mês, o minúsculo coração começa a bombear cerca de 20 litros de sangue por dia. Já no 5º mês, cabeça, tronco e membros entram em sintonia, tornando um bom momento para os pais descobrirem o sexo do seu bebê. No sexto mês o feto começa a ganhar peso e procura se posicionar melhor na chamada posição Fetal. A incrível passagem de desenvolvimento pela barriga, vai se tornando ainda mais emocionante. O bebezinho diverte-se bocejando, cochilando, esticando-se e dormindo. Já no oitavo mês, os órgãos mais importantes vão se formando a todo vapor e como o seu espaço já não está mais tão folgado, ele vira de cabeça para baixo onde na verdade se torna uma posição bem mais confortável. 

Com os nove meses e pronto para nascer, ele começa a entrar em contagem regressiva até o instante que chega até a incrível experiência da vida. Assim tudo se torna ainda mais bonito, mais doce, um encanto entre filho e mãe.  Denieire lembrou da importância do pre natal e do afeto constante entre mãe e filho.

Durante o encontro as estudantes do Curso de Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira, Gleyce Tamara, Emília de Oliveira, Érica Madileine, Laira Mirela, Larissa Santos, Mariana Neves, Natália Lima e Marriet Almeida fizeram uma coleta de dados referente aos hábitos alimentares das gestantes, seguido de avaliação antropométrica (medidas de peso e altura) para posterior análise de dados e elaboração de trabalho final que será apresentado na Unidade de Saúde da Família Helena Santiago ainda neste mês de novembro. 

As gestantes participantes ficaram agraciadas pela palestra ouvida, e tem encontro marcado para o dia  02 de Dezembro de 2015.    

Por Cida Carneiro com Informações de Denieire Santiago e Gleyce Tamara-Fotos: Pedrina Cordeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.