TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ichu: Iniciadas oficialmente as atividades do Novembro Negro promovido pelo grupo Regueiros da Paz

Iniciaram nesta terça-feira, 24, na Câmara Municipal de Vereadores de Ichu as atividades relativas ao Novembro Negro promovido pelo Movimento Regueiros da Paz que tem como tema “Jovens pelo direito a vida”.
IMG_20151124_195127083
A abertura contou com as presenças dos integrantes do legislativo local, bem como de Xande do Revollution Reggae de Coité que recentemente assumiu uma cadeira na Câmara coiteense, Paula Sampaio (representando a Secretaria de Saúde) Sival (Assistência Social), Yulo Oiticica (Ouvidor Geral do Estado) e diversas pessoas da comunidade.

IMG_20151124_195952114
Os membros do Legislativo acompanharam o evento
Iranett Santiago e Fábio Santos foram os responsáveis pela composição da mesa e das informações relativas ao evento.
IMG_20151124_195707161
Valorizando a cultura, foi convidado o Grupo de Capoeira da comunidade de Queimada do Cedro para fazer a abertura com uma apresentação de Maculelê.
IMG_20151124_200407016
Durante a apresentação, o instrutor Junior falou da necessidade de mais apoio por parte da sociedade para que esta cultura não seja esquecida, pois segundo ele, muitas crianças e adolescentes são ajudadas com este trabalho, no entanto, a falta de colaboração tem prejudicado a continuidade.

Em seguida foi a vez da jovem Kel Silva que veio da comunidade de Nova América (Conceição do Coité). Ela apresentou um lindo texto sobre as mortes de jovens, principalmente negros que na maioria das vezes acabam sendo abatidos em virtude da discriminação.
IMG_20151124_201215105_HDR
Xande do Revollution foi convidado para falar também sobre o tema, tendo relatado a quantidade de jovens negros mortos e a forma como os moradores das periferias são tratados.

Ele destacou a falta de infraestrutura do Bairro Cortiço (Ichu), e ressaltou que algumas atividades são desenvolvidas por lá e não tem a valorização merecida, no entanto, quando acontece alguma confusão, questões de drogas ligeirinho o Estado (se referindo a Polícia) chega para agir.
IMG_20151124_201626439
Xande assumiu recentemente a vaga na Câmara de Vereadores

IMG_20151124_203749946O ex-deputado estadual Yulo Oiticica que agora atua como Ouvidor Geral do Estado também fez um balanço da atual situação da juventude negra no estado, bem como em todo o país.

Segundo Yulo na Argentina são mortas 6 pessoas a cada 100 mil habitantes, enquanto só em Salvador a taxa é de 36 por cada 100 mil e em sua maioria negro, pobre e da periferia.

Para o ouvidor faz-se necessária uma revisão no Código Penal Brasileiro que está defasado, pois ele abranda as penas para os adultos, enquanto por muitas vezes a própria sociedade deseja que as crianças e os adolescentes sejam penalizados quando apoia a redução maior idade penal.

Conforme o ex-deputado, muitos pensam que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) protege o menor, muito pelo contrário afirma o mesmo. Para ele muitas dessas crianças simplesmente por cometerem pequenos delitos são jogadas em certas prisões que em vez de melhorar a situação do mesmo, serve como escola para o crime.

IMG_20151124_203802560Com um discurso em defesa da vida, Yulo destacou que muitos que estão no mundo do crime foram cativados pela falta de oportunidade, de apoio, e do desenvolvimento de projetos que ofertasse melhoria na qualidade de vida dele e de seus familiares.

“Tem gente que pensa que o pobre gosta de coisa ruim. Isso é mentira. Infelizmente o pobre não teve direitos a certos benefícios e por isso não tiveram acesso as coisas boas”, finalizou.

Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra e enalteceram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Regueiros da Paz, pela força de vontade de Iranett Santiago que é uma das mentoras deste projeto.

IMG_20151124_214002043Robson Rasta que é um dos representantes do Regueiros da Paz se emocionou por diversas vezes, ao lembrar que já teve sua casa invadida por policiais que foram em busca de drogas e armas.

Ele disse não entender como na praça muitas pessoas ficam em grupos com som alto, bebendo entre outras coisas, e pouco se ver abordagens. Já no Bairro Cortiço se a polícia passa e encontra um grupo de dois ou três para e vai logo abordando.

A programação do Novembro Negro dos Regueiros da Paz tem prosseguimento até o próximo sábado quando encerra com Futreggae e shows musicais.

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.