TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ICHU-USF de Barra realiza atividades sobre o Novembro Azul

Aconteceu na manhã da última terça feira, 24 de Novembro, na Unidade de Saúde Rita Meire Lima da Mota situada na  comunidade de Barra, o novembro azul, uma manhã marcada com muitas informações e entretenimento para o publico masculino da comunidade.

As atividades foram iniciadas com uma palestra ministrada pela Dra. Jane Carvalho, médica da unidade.    
Dra. Jane abordou aspectos relacionados ao câncer de próstata, explicou que o câncer de próstata pode ser assintomático, e por esse motivo a necessidade de consultas e exames periódicos, ressaltou que a descoberta tardia dificulta no tratamento do câncer, podendo ser um agravante durante a recuperação.    
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.Daí a importância do Exame preventivo.   
Dando continuidade a atividade, a coordenadora da Unidade e Enfermeira Adriana Mota, orientou os ouvintes presentes sobre a importância da promoção de saúde para o sexo masculino, enfatizando a necessidade dos cuidados e atenção, e estimulando os mesmos a procurar a Unidade Básica para consultas e cuidado com a saúde, divulgando datas e especialistas que atendem na unidade.  Para Adriana, os homens não devem deixar o medo, a ignorância, a vergonha e o preconceito tomar conta da sua mente, mas procurar o serviço de Saúde, o médico e se cuidar, realizar todos os exames, porque como todos dizem, prevenir é melhor que remediar.

A atividade contou também com o apoio da Psicóloga Ayara Carneiro que abordou o aspectos emocionais que influenciam no câncer de próstata  e preconceitos relacionados a temática.    
Da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) participaram além da Psicóloga,  a Nutricionista Diana Santiago, que falou sobre a importância de uma alimentação balanceada e saudável  auxiliando na prevenção do câncer, e a Assistente Social Damares Oliveira, que trouxe uma dinâmica  possibilitando a reflexão sobre novas experiências ao desconhecido, estimulando assim para a realização dos exames que possibilitam o diagnóstico precoce.   
Além da palestra, foram oferecidos um café da manhã, serviços como: Aferição de Pressão Arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C e HGT. Além dos exames descritos, foram oferecidos Cortes de Cabelo para os participantes, e atividades de entretenimento.   
Por Cida Carneiro com Texto e fotos de Ayara Carneiro-Psicóloga
CONFIRA TODAS AS FOTOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.