TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ichu: Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação de dados do 3º Quadrimestre de 2015


câmara audiência 
A Lei de Responsabilidade Fiscal no Art. 9º, § 4º determina que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.

Para cumprir esta determinação da LRF, a Prefeitura Municipal de Ichu realizou nesta segunda-feira, 29, na sede da Câmara de Vereadores a Audiência Pública de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2015.

Audiência2A audiência foi coordenada pelo contador André Rodrigues da Conceito Consultoria que é responsável pela contabilidade do município juntamente com os técnicos da Prefeitura.

Nos dados apresentados por André foi verificado que o município vem cumprindo as metas estabelecidas por lei em relação aos gastos com Educação e Saúde.
Conforme a Lei, a Prefeitura deve investir no mínimo 25% na área da Educação, sendo que o ano de 2015 fechou em 25,01%.

Ainda sobre Educação foi explicado que do Recurso do FUNDEB deve-se aplicar no mínimo 60% para o Magistério, quer dizer, gasto com a folha de pagamento de Professores e encargos. O município de Ichu no ano passado aplicou 64,52%.

Em relação a Saúde, cabe ao gestor investir anualmente no mínimo 15% do produto de arrecadação das receitas resultantes de impostos e provenientes de transferências como IPTU, ISS, ITBI, IRRF, ITR, ICMS, IPVA, IPI entre outros. Esses investimentos são em ações e serviços públicos nesta área.

De acordo com os dados apresentados, a Prefeitura colocou cerca de 19,61 % dos recursos na área de saúde ultrapassando 4,61% do montante determinado por lei.

Um dos problemas apresentados por André Rodrigues refere-se ao gasto com pessoal, já que a LRF estabelece o limite máximo de 60% para este fim, sendo 54% para o Poder Executivo e 6% para o Legislativo.

Conforme André, o Prefeito Antonio George já foi orientado a buscar juntamente com a sua equipe de contabilidade uma maneira de diminuir os gastos com pessoal, pois o Poder Executivo está tendo uma despesa de 59,86% com a folha de pagamento, ultrapassando 5,86% do permitido pela Lei.

Audiência 3Vale destacar que na audiência de hoje poucas pessoas compareceram, sendo registrada as presenças de Evânio Cordeiro (Sec. de Saúde), Antonio Silva (Sec. de Agricultura), Edson Matos (Chefe do Departamento de Meio Ambiente), Renato Adelino e José Carlos (Setor de Contabilidade da Prefeitura). Estiveram presentes também os vereadores Eugênio e Arraia, além da vereadora Lúcia Maria.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS DADOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE AO 3º QUADRIMESTRE DE 2015

Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.