TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ichu: Reajuste salarial, Moção de Pesar e Anemia Falciforme foram os principais assuntos na Câmara


fd5e1e21-239a-4b90-833f-56618d2500b0Nesta terça-feira, 23, aconteceu a segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu relativa ao primeiro semestre de 2016.

Começando os trabalhos foram apresentados os Projetos de Leis 001/2016, 002/2016 e 003/2016 todos de autoria do Poder Executivo.

Projeto 001/16 – Solicita autorização da Câmara de Vereadores para o Poder Executivo firmar convênio com as esferas Federal e Estadual.

Projeto 002/2016 – Trata do reajuste salarial para os profissionais do Magistério.

Projeto 003/2016 – Trata do reajuste salarial de todos os servidores municipais, entre efetivos e comissionados.

Mesmo estando em Regime de Urgência, a bancada da oposição fez alguns questionamentos relativos aos percentuais a serem dados aos servidores em especial para os Agentes de Saúde e de Endemias.

Os pares foram informados de que nesta quarta-feira acontecerá uma reunião das duas classes com o Prefeito George para definição da questão do Piso Salarial.

Diante disso, o Presidente Carlinhos Moto em comum acordo deixou os três projetos para serem analisados e votados na próxima sessão caso ocorra entendimento.

Foi aprovada por unanimidade a Moção de Pesar da vereadora Geovana Márcia em virtude do falecimento de Ramos Feirense que foi o autor do Hino de Ichu.

Os pares aprovaram também o Projeto de Lei 001/2016 de autoria da Vereadora Lúcia Maria que propõe ao Poder Executivo a criação da Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme no município de Ichu.

Conforme o projeto, o objetivo é esclarecer a população ichuense, todos os fatos relacionados com a doença, como origem, sintomas, tratamento, relação da mesma com as outras doenças de ordem sanguínea.

A vereadora esclarece na justificativa que a anemia falciforme é uma doença que passa de pais para os filhos, que não é uma doença contagiosa, porém não tem cura, mas que pode ser controlada através de alguns cuidados básicos de saúde.

A proposta é que a Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme seja realizada anualmente em data estabelecida pelo Poder Executivo ou Secretaria Municipal de Saúde.

PAUTA LIVRE
A pauta livre foi bem sucinta, tendo Beto Santiago relatado o impasse dos projetos de reajustes salariais, alegando que praticamente se repetiu o mesmo do ano passado, mas que deverá ser resolvido mais rapidamente.

Beto reclamou da situação do Posto de Saúde de Licuri que foi construído, mas nunca inaugurou e as avarias já estão aparecendo, tendo até mesmo desabado a fossa. Falou das estradas do município.

Sobre o Projeto da Vereadora Lúcia, Beto pediu que o mesmo saísse do papel, já que vários que foram aprovados na Câmara nunca foram cumpridos, a exemplo do que exigia a plotagem dos veículos oficiais criado pelo Vereador Arraia.

Afonso disse que presenciou o carro da saúde em um jogo de futebol, ou seja, para ele estava totalmente errado, usado praticamente de maneira particular.

O edil disse que a cozinha do Hospital Sagrado Coração de Jesus pegou fogo e, por incrível que pareça improvisaram outro lugar, mas estão cozinhando com um fogão enferrujado.

Ele questionou se o colega Arraia não tinha respaldo com a gestão, pois criou o Projeto de Plotagem e nunca foi cumprido pelo gestor.

Falou também da situação das estradas principalmente a que passa pela comunidade Miragalho.

Wly – Reclamou do matagal nas ruas da sede, do abandono de alguns veículos na Rua Mãe Cassimira.
Ele questionou os motivos que não reaproveitaram as Pedras Portuguesas que foram retiradas da praça na melhorias em frente a Igreja Assembleia de Deus como foi pedido no Projeto da Vereadora Geovana.

Wly afirmou que não entendia que não teve dinheiro para a praça em frente a Assembleia, mas conseguiu dinheiro para construir a estrutura na entrada da cidade com a colocação do Cristo. O vereador disse que é Católico, mas é preciso olhar outras religiões também.

Geovana – Fez um breve relato sobre o trabalho de Ramos Feirense e a sua contribuição para o município de Ichu, não só pelo Hino, mas também na religiosidade e culturalmente.

A respeito das estradas, ela disse que em virtude do início das aulas, a Prefeitura já iniciou o trabalho pela região de Morro Redondo.

Em relação ao que foi cobrado por Wly (Praça Igreja Assembleia), ela disse que a colocação do Cristo na entrada da cidade é uma ideia antiga, ou seja, antes mesmo do seu projeto ter sido apresentado. Gei falou um pouco também da Campanha da Fraternidade.

Eugênio – Parabenizou o colega Afonso pelas palavras, afirmando que o mesmo estava criticando de maneira construtiva.

Quanto aos Projetos de Reajustes Salariais, Eugênio disse que não via problemas em terem sido aprovados, mas se os colegas da situação acharam melhor aguardar, ele não seria contra.

Com um discurso brando, o parlamentar pediu a vereadora Geovana que ao encerrar a sessão cantasse o Hino de Ichu em homenagem a Ramos Feirense.

Professora Lúcia – Agradeceu aos colegas por terem aprovado o Projeto de sua autoria. Ela informou que quem relação ao Saneamento Básico, um técnico da COMDER esteve em Ichu no dia 05 de fevereiro apresentando-lhe um longo questionário sobre essa situação. Segundo ela, o Engenheiro deixou claro que pode haver a formação de um consórcio de municípios para a construção de um aterro sanitário.

Ela pediu a ajuda de todos, para que a cidade possa ficar limpa, pois ainda existem pontos de lixo, pessoas que colocam o lixo depois que o carro passa entre outras situações.

A vereadora afirmou que o COMDEMA vem realização várias ações para miniminizar os problemas ligados ao meio ambiente e saneamento básico do município.

DETALHES:
* Quanto aos Reajustes Salariais, Márcia do SINTRAPI estava na Sessão e relatou que o Prefeito George confirmou que o pagamento de fevereiro ainda será com o valor anterior, pois a folha de pagamento já esta pronta.

Todos os servidores receberão em março o valor novo, bem como o retroativo a janeiro e fevereiro.
  •  Os Vereadores Egberto e Edvaldo Apolônio “Arraia” não puderam estar presente.
Reportagem André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.