TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ICHU-Cuidado com a Obesidade foi o tema trabalhado pela equipe de Saúde na comunidade de Formigueiro

Aconteceu na última quarta feira, 27 de abril, na comunidade de Formigueiro um encontro com  os profissionais de saúde: Luzenilde Fagundes (ACS),Francisco Moyses (Educador Físico) e Diana Santiago (Nutricionista) que compõem a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
   
Inicialmente a nutricionista Diana Santiago abordou uma introdução sobre obesidade e destacou o quanto ela vem crescendo acentuadamente desde as últimas décadas, onde tal crescimento levou a obesidade à condição de epidemia global como decorrência de hábitos alimentares inadequados, com o consumo excessivo de alimentos altamente calóricos, práticos e fáceis de encontrar, além de um estilo de vida sedentário, com pouca adesão à prática de exercícios físicos regulares. Logo em seguida falou sobre as medidas antropométricas que são utilizadas como parâmetros para diagnosticar situações de riscos dos pacientes como o IMC (Índice de Massa Corporal), CC (Circunferência da Cintura) e (RCQ) Razão Cintura Quadril, além das complicações desencadeadas através da obesidade como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Prestou também orientações nutricionais sobre a alimentação balanceada para perda de peso.

Moyses destacou o quanto vem crescendo mundialmente a quantidade de obesos em que a maioria dos casos são por causa do sedentarismo e má alimentação.    

O Educador Físico relatou também sobre os benefícios da prática de atividade física tais como perder peso, reduzir riscos ou controlar doenças crônicas, melhorar resistência física, prevenir depressão além de bom humor, sensação de bem estar e qualidade de vida, lembrando que a chave para emagrecer é incorporar exercícios na sua rotina diária.   

Durante o encontro, foi realizada uma avaliação entre os integrantes do grupo com medidas antropométricas (peso, altura, IMC, CC) e diagnóstico nutricional, além de aferição de pressão arterial e glicemia.  
Por Cida Carneiro com Informações e fotos de Diana Santiago-Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.