TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ICHU- Realizado atendimento satélite na Comunidade de Casa Nova e Barro Preto

Aconteceu na última terça feira, 26 de Abril mais um atendimento satélite na Comunidade de Casa Nova e Barro Preto com os profissionais em Saúde da Unidade Helena Santiago, situada na sede do Município.

A comunidade que fica cerca de 05 KM da sede, conta com o trabalho do Agente Comunitário de Saúde Sérgio Marcos que cuidadosamente sinaliza os problemas e necessidades encontrados em sua área de atuação para que toda equipe possa estar com a comunidade no objetivo de Solucioná-los.

O  Atendimento Satélite contou com a visita do  Médico na pessoa de Dr Claudio, da Enfermeira Denieire Santiago, a técnica em Enfermagem Jailma, a Agente em Saúde pública Fátima Santiago e a Psicóloga Ayara Carneiro  que conduziu uma atividade tendo como tema principal a importância dos cuidados à saúde psicológica.

A Psicóloga, iniciou o momento explicando sobre saúde psicológica, trouxe na sua fala, que quando falamos de saúde, não podemos pensar apenas em alterações biológicas, e sim, em alterações sociais e comportamentais que influenciam diretamente em nossa saúde. 

Logo após, foi realizada uma dinâmica, onde os participantes foram convidados a falar sobre experiências, sentimentos, que consideram que influenciam diretamente na sua saúde psicológica. Temáticas como problemas familiares, comunidade, conflitos interpessoais, vicio e perdas, fizeram parte das experiências lembradas pelos participantes do grupo.

Após os relatos emocionados dos participantes, a Psicóloga Ayara Carneiro, identificou durante o discursos, elementos como: motivação, fé, apoio familiar, e busca de auxílio profissional, sendo utilizados como recursos pessoais de enfrentamento.

Ayara, enfatizou a importância da busca desses recursos para enfrentamento de situações que podem causar desequilíbrio psíquico.

Fátima Santiago, responsável pela UBS de Casa Nova, agradeceu a participação de todos ,e mencionou a importância da presença de cada um, durante os encontros, para que haja o fortalecimento do grupo, enfatizando a importância de ouvir, e adquirir conhecimentos com os profissionais de saúde.

A psicóloga, Ayara Carneiro informou aos participantes, que estaria uma vez por mês, realizando atendimento psicológico na comunidade. Para finalizar, houve um momento de confraternização entre os participantes.

Vale ressaltar que houve atendimento Satélite também no Povoado de Barro Preto, que atualmente pertence ao município de Ichu e vem sendo acompanhado pela equipe de Saúde Helena Santiago.

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Ayara Carneiro-Psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.