TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 24 de maio de 2016

Ichu: Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação de dados do 1º Quadrimestre de 2016


Audiência2 
A Lei de Responsabilidade Fiscal no Art. 9º, § 4º determina que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.

Para cumprir esta determinação da LRF, a Prefeitura Municipal de Ichu realizou nesta terça-feira, 24, na sede da Câmara de Vereadores a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016.

A audiência foi coordenada pelo contador André Rodrigues da Conceito Consultoria que é responsável pela contabilidade do município juntamente com os técnicos da Prefeitura.

Conforme a Lei, a Prefeitura deve investir no mínimo 25% na área da Educação, sendo que o primeiro semestre fechou em 23,93%.

Ainda sobre Educação foi explicado que do Recurso do FUNDEB deve-se aplicar no mínimo 60% para o Magistério, quer dizer, gasto com a folha de pagamento de Professores e encargos. O município de Ichu até o momento em 2016 aplicou 61,01%.

Em relação a Saúde, cabe ao gestor investir anualmente no mínimo 15% do produto de arrecadação das receitas resultantes de impostos e provenientes de transferências como IPTU, ISS, ITBI, IRRF, ITR, ICMS, IPVA, IPI entre outros. Esses investimentos são em ações e serviços públicos nesta área.

De acordo com os dados apresentados, a Prefeitura colocou cerca de 12,62 % dos recursos na área de saúde, ou seja, 2,38 a menos do determinado por lei.

Um dos problemas sempre apresentados por André Rodrigues refere-se ao gasto com pessoal, já que a LRF estabelece o limite máximo de 60% para este fim, sendo 54% para o Poder Executivo e 6% para o Legislativo.

Conforme André, o Prefeito Antonio George sempre é orientado a buscar juntamente com a sua equipe de contabilidade uma maneira de diminuir os gastos com pessoal, pois o Poder Executivo está tendo uma despesa de 57,88% com a folha de pagamento, ultrapassando 3,88% do permitido pela Lei.


Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.