TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 28 de julho de 2016

ICHU-Equipe de Saúde realiza mais uma Feira na XXIII semana Cultural

A equipe de Saúde de Ichu, realizou na última quarta feira, 27 de Julho mais uma Feira de Saúde, na Vigésima terceira semana de Cultura do Município de Ichu.

A Feira que trouxe como tema, as Práticas Integrativas e  complementares no SUS, mostrou À população o poder da cura através das variadas ofertas naturais.

"O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

 Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS)".(http://dab.saude.gov.br/portaldab)
A feira de Saúde foi aberta pelos Agentes comunitários de Saúde (ACS) trazendo um cordel titulado "Ichu da Identidade à Capacidade"  onde conta em versos a história da Unidade de Saúde Helena Santiago que fica na sede do município. Este cordel, criado pelos agentes, foi apresentado no curso de Educação Popular em Saúde promovido pela Fundação Fiocruz na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Relembre:

O Secretário de Saúde Evânio Cordeiro, agradeceu aos presentes e lembrou que durante o período de sua gestão,apesar do poder público não dá conta de atender a toda demanda,  procurou fazer o melhor pela saúde do município, e a prova está na equipe que vem a frente da Saúde.

Iran Santiago, Mostrou se feliz por trazer à comunidade Ichuense, essas práticas como forma de qualificar o bem viver das pessoas. Para ela,tudo o que vem sendo apresentado nesta feira, é de suma importância para a população.

Na Sequencia, foi apresentado a Dança do Ventre com Evileide Leal. Para ela, esta dança é uma arte milenar que surgiu como auxílio para as gestantes que esperavam dar a luz. Seus movimentos ajudavam no processo de dor e dilatação do colo uterino para a chegada do bebê. De lá para cá essa arte sagrada sofreu algumas modificações mas continua sendo uma grande terapia na vida de quem a pratica.

Sandra e Cácia apresentaram a Biodança levando o público ao movimento. O objetivo principal dessa prática é levar as pessoas a conhecerem seus próprios talentos e virtudes, resgatando a sua autoestima, a sua capacidade de contornar obstáculos na vida, sendo flexíveis e transparentes. Suas músicas trazem a realização de movimentos em situações de grupo desenvolvendo suas  potencialidades, eliminando o estresse e criando uma forma de viver saudável e feliz.

As Fisioterapeutas Carolina Moreira e Ketty Cedraz e a Assistente social Sintia Naiala, ofereceram aos presentes a técnica da acupuntura que é um conjunto de práticas terapêuticas como forma de tratar alguns problemas como Ansiedade. depressão, stress, tabagismo, alcoolismo, drogas, emagrecimento, alergias, dores diversas, dentre outros males.

 Na mesma tenda houve a prática do Reiki, técnica Japonesa para a redução do estresse e relaxamento, promovendo a cura.

Advânia Almeida e Diana Santiago, Nutricionistas, trouxeram as águas aromatizadas que são uma combinação de água com ingredientes variados como frutas, vegetais, especiarias, ervas e sementes que ajudam na hidratação do corpo, proporcionando diversos benefícios, auxiliando na eliminação de toxinas, reforçando o sistema imunológico dentre outros bens.

Os Agentes Comunitários de Saúde junto a Assistente Social Damares Oliveira, ofertaram as plantas medicinais e raízes como forma de cura para várias doenças. Para falar sobre as diversas plantas e suas especialidades os ACS contaram com a participação do Senhor Muniz que explanou o seu conhecimento sobre elas e lembrou que toda doença tem cura, só que para algumas, a medicina ainda não descobriu a fórmula certa.

 Lembrou ainda que todas as plantas e raízes tem sua função e que o cultivo, a preparação e o domínio sobre elas é que faz toda a diferença.

Foram apresentados como medicina Alternativa,por Heitor Santana as rezadeiras e benzedeiras que trazem na sua fé uma forma de curar males como mau olhado, enxaqueca, vento caído, ventuzidade, dentre tantos outros problemas. "As rezadeiras e benzedeiras se diferenciam de outros indivíduos que promovem a cura das doenças e afastamento do mal, pois fazem da oração a principal forma de assistência, embora muitas vezes a rezadeira faça uso de ramos de plantas durante a benzedura".(http://basilio.fundaj.gov.br/)

Para os males do Álcool que afeta muitas famílias, foi apresentado os Alcoólicos Anônimos que existe na cidade há dois anos como uma terapia para a cura do vício. são encontros semanais e conta com o apoio de uma equipe da cidade de conceição do Coité. várias transformações já foram vistas nesta medicina alternativa. "Alcoólicos Anónimos é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas. Somos auto-suficientes pelas nossas próprias contribuições".(http://www.aaportugal.org/)

Paula Sampaio, Psicanalista e Psicopedagoga, trouxe como terapia alternativa, os florais de Back  que contém  38 remédios descobertos pelo Dr. Bach que representam e servem para equilibrar uma determinada característica ou estado emocional específico. Essa terapia surgiu acreditando  que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural.

Sobre a massoterapia que como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

Foi preparado uma ala para que os profissionais de saúde pudessem aplicar tais massagens Às pessoas que procuram por este serviço. todo o espaço ficou aromatizado com insenso e óleos para que todos ficassem satisfeitos com a massagem oferecida.

Denieire Santiago, enfermeira e coordenadora da atenção Básica parabenizou a toda equipe pelo belíssimo trabalho apresentado na feira de Saúde. "ACS vocês deram um show. Fiquei emocionada com a apresentação do Cordel. Perfeito! O que mais me encanta na equipe é que mesmo diante das dificuldades, todos estão sempre dispostos a enfrentar e sempre alcança o topo do sucesso. Amo Vocês!!! - Finalizou Denieire .
Por Cida Carneiro/Ichu Notícias/Fotos: Normeide Lima e Damares Oliveira

CONFIRA TODAS IMAGENS:



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.