TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ICHU-Dezenas de homens comparecem para atividade preventiva do Novembro Azul na USF Helena Santiago

Nesta segunda feira, 07 de novembro de 2016, a equipe de Saúde Helena Santiago de Ichu Bahia, deu inicio aos trabalhos de conscientização do Novembro Azul que  é uma campanha realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Foram ofertados exames do PSA (Antígeno Prostático Específico) onde é coletado uma quantidade de sangue do paciente para avaliação bem como a realização de coletas de testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite dos tipos A e B, aferição da Pressão Arterial e tratamento dentário através de sorteios.

Denieire Santiago, enfermeira da Unidade, falou da importância de se fazer exames de rotina como forma de prevenção de doenças onde tudo o que é descoberto no começo há uma possibilidade maior de cura e tratamento. 

 Sobre o trabalho preventivo, foi possível identificar outros problemas dentro de tão pouco tempo, mostrando aos pacientes que estes devem ser vistos como um todo e que a equipe esta ali para cuidar do outro com amor.

Dr José Claudio Silva, médico da UBS lembrou que o PSA e toque Retal são de extrema importância para o diagnóstico do Câncer de Próstata e que um complementa o outro sendo mais eficaz o resultado dessas duas avaliações.

O PSA no sangue é usado principalmente para diagnosticar o câncer de próstata precoce em homens  que não possui sintomas. No entanto é um dos primeiros exames realizados em homens com sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.

O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata:
  • Nos homens diagnosticados com câncer de próstata, o PSA pode ser usado em conjunto com os resultados dos exames físico e de estadiamento da doença para decidir se são necessários outros exames, como tomografia computadorizada ou cintilografia óssea.
  • O PSA é parte do estadiamento e ajuda a prever se a doença ainda confinada à próstata. Se o nível do PSA é muito alto, a doença provavelmente está disseminada, o que influenciará nas opções de tratamento. (www.oncoguia.org.br)
Todo o público presente se mostrou satisfeito com o dia dedicado a eles. Para os profissionais de saúde, é gratificante ver a satisfação dos que procuram a unidade para se cuidar e ver que quando se trabalha com amor, tudo tende a dar certo.
A equipe de Saúde da Família agradece imensamente ao Funcionário Célio Pedro que se dispôs a coletar o Sangue do público alvo presente. 

Vale destacar que durante esse mês, haverá mais coletas de exames e que os Agentes Comunitários de Saúde estarão dentro de suas visitas buscando estes homens que ainda não fizeram o exame a estar presente nesses momentos sendo agendado  por áreas específicas. 

Como não há possibilidade de realizar exames para todos os homens do município, foi determinado um valor específico para cada área visitada pelos ACS.

Por Cida Carneiro/Fotos: Denieire Santiago  e Graziele Santana

CONFIRA TODAS AS FOTOS: 























Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.