TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ichu: Em 15 dias de campanha menos de 10% do rebanho bovino foi vacinado contra a Febre Aftosa

Foto: Divulgação
A Bahia iniciou desde o dia 1º de Novembro a segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa que vai até o dia 30 deste mês, quando todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados e o rebanho acima desta idade deverá obrigatoriamente ser atualizado. Mesmo que o criador não tenha animal para vacinar nesta faixa de idade.   

Conforme informações colhidas pelo AL Notícias, em Ichu menos de 10% do rebanho bovino que é de aproximadamente 4 mil cabeças foi vacinado. Apesar desse número reduzido de vacinação, é possível que até o final da campanha o número aumento consideravelmente e a meta seja atingida. 

A ADAB mantém em Ichu um posto de atendimento que fica na Secretaria de Agricultura que está instalada no mesmo prédio da Secretaria de Educação, tendo o servidor Nilo Santiago como responsável.  

A Bahia é reconhecida Internacionalmente como um Estado Livre da Febre Aftosa com Vacinação desde 2001, pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. Para o Secretário de Agricultura Vitor Bonfim “a participação do Governo, através da Adab, com o apoio dos serviços veterinários e do setor agroprodutivo, segue na luta para a prevenção contra febre aftosa na busca de uma Bahia e um Brasil livre sem vacinação.”   

O Diretor Geral da Adab, Marco Vargas, citou que “a Bahia vem atingindo os índices de vacinação preconizados pela OIE, acima de 90% na primeira etapa de maio, apesar da grande seca que se abate sobre o estado, atingimos uma taxa de vacinação de 93,84%, com uma população de 10.389.079 cabeças, e um total de 299 mil produtores com bovinos e bubalinos, somos o 8º rebanho nacional.”   

O Diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, “espera que seja vacinado 95% dos bovinos e bubalinos nesta faixa de idade, a população vacinável nesta etapa é de 3,5 milhões de cabeças de um total de 10,3 milhões existentes no estado.” Leal completa “que é período importante em que o produtor tem o compromisso de manter a garantia e qualidade do rebanho do estado e, desde que o mesmo não deixe para vacinar seu rebanho na última hora, não se esquecer de declarar em um escritório da Adab ou via internet.”  

Redação do AL Notícias com adequação do texto site ADAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.