TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 31 de março de 2017

Riachão: Chuva chega e traz alegria aos moradores da região

Depois de frustrarem o sertanejo no dia de São José, 19 de março, as chuvas chegaram a  Riachão do Jacuipe e outros municípios da região nesta quinta-feira (30), confirmando  as previsões da nova quadra chuvosa na região Nordeste do País, especialmente no sertão central.
Em Riachão do Jacuipe, a chuva chegou por volta das 8h e só parou depois das 09 da manhã. A partir daí, as informações começaram a chegar de todas as regiões do município, com os moradores alegres com a novidade. “Chovendo aqui, graças a Deus!”, Dizia algumas das mensagens, acompanhadas com imagens.

E se no dia de São José as chuvas frustraram os sertanejos, agora elas superaram as previsões. De acordo com o Canal Rural, em Riachão do Jacuipe choveria 17 milímetros nesta quinta-feira, mas teve região de chegar a quase cem milímetros.
A maior intensidade da chuva aconteceu na região nordeste e leste do município. Em Sitio Novo, Nova Esperança, Taipoca, Caixa Prego, Toca da Onça, Campo Alegre, Mansinha e Traz da Roça e média foi de 60 a 120 milímetros, de acordo com informações dos moradores. A maior prova da intensidade das chuvas nestas comunidades foi o Rio Verde, que praticamente passou ‘cheio’.

Mas em outras regiões também choveu, embora com menos intensidade, a exemplo de Bonsucesso, Malhador, Chapadinha e Pedrinhas. Desta vez, as chuvas foram fracas na região oeste do município (Barreiros, Terra Banca, Açude, etc), mas foi a mais beneficiada pelas chuvas que caíram na véspera de São José. Abaixo, o histórico das chuvas em algumas localidades de Riachão do Jacuipe:

Sítio Novo: 80 mm; Nova Esperança: 80 mm; Primeira Malhada: 70 mm; Taipoca: 50 mm; Baixa da Areia: 90 mm; Caixa Prego: 120 mm; Mansinha: 100 mm; Campo Alegre: 80 mm; Lagoa da Parede: 50 mm.

Ichu e Candeal
De acordo com informações dos moradores, o município de Ichu encheu tudo. As chuvas chegaram logo cedo, assim que o dia amanheceu, com cerca de 150 mm. A situação era dramática, a ponto de deixar o prefeito Carlos Santiago bastante preocupado. “Está tudo cheio, tanques e riachos”, disse um morador da sede, avaliando a situação geral.

Em Candeal, segundo um morador, a situação foi idêntica. “Certamente a mesma chuva, que veio na linha da região norte de Riachão, passando por Ichu e depois Candeal”, explicou um morador. Mais tarde, pessoas que passaram na região confirmaram que “as chuvas realmente foram boas nos dois municípios”.

Extraída do Interior Da Bahia / Fotos WhatsApp e leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.