TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 6 de maio de 2017

Ichu: Psicóloga Ayara Carneiro está realizando Rodas de Conversas nas Escolas Municipais

Estão acontecendo nas Escolas da Rede Municipal de Ichu Rodas de Conversa com o tema “Juventude, Vivências e Perspectiva de Felicidade”, promovido pela Psicóloga Escolar Ayara Carneiro. Essa Ação que conta com o apoio da Secretaria de Educação tem como objetivo, falar com os alunos sobre a Juventude e as alterações biológicas e emocionais envolvidas nessa fase de desenvolvimento humano. Dentro dessa temática central, estão sendo abordados assuntos como: Identificação e Expressão de Sentimentos,  tomada de decisão, os perigos das redes sociais, o Desafio Baleia Azul, além de Prevenção da Automutilação e Suicídio. 

Para a Psicóloga, fomos culturalmente reforçados a acreditar que a expressão de sentimentos tidos como “negativos”, como tristezas e medos, precisam ser reprimidos por  serem entendidos  como um sinal de “fraqueza”.  
Por muitas vezes os sentimentos e as angústias de crianças e adolescentes não são percebidos ou por muitas vezes negligenciados, o que contribui para que os Jovens busquem alternativas para assim expressá-los.  “A mídia está enfatizando o perigo do Jogo Baleia Azul, porém o foco não deve ser apenas  o jogo, e sim, o porque os Jovens o buscam”.  
A família tem um papel muito importante para a identificação dos comportamentos de Crianças e Adolescentes, o Isolamento Social, alteração de Humor, e mudanças abruta de Comportamento, devem ser observados e acompanhados. 
Ainda segundo a Psicóloga Ayara Carneiro,  a Saúde psicológica é deixada sempre para último plano, sendo focada até mesmo por profissionais de saúde, apenas em campanhas especificas como por exemplo, o Setembro Amarelo. “É preciso falar sobre saúde Psicológica a todo tempo, buscamos sempre Médicos, Dentistas e outros profissionais, ou adquirimos hábitos diários para prevenir doenças, e porque não cuidamos também da nossa saúde mental?  É preciso falar sobre nossos sentimentos e não negligencia-los, é preciso que esse seja um assunto abordado em casa, nas escolas, nas ruas, e não apenas quando algum "problema” é identificado.  

A roda de conversa já foi realizada no Colégio Santo Antônio e Escola Dr. Ipê Cana Brasil, e alcançará outras escolas do município nas próximas semanas.   

Redação do AL Notícias com informações e fotos Ayara Carneiro e Conceição Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.