TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 16 de maio de 2017

ICHU- Equipe de Saúde inicia mais uma etapa do Projeto pare de fumar


Na última Segunda Feira, 15 de maio de 2017, Foi aberta mais uma etapa do Projeto Pare de fumar, através da Equipe de saúde de Ichu Bahia que teve sua primeira turma iniciada em maio de 2016 com grandes resultados positivos e retornou mais uma vez com novos participantes que veem no programa uma saída para o uso dessa droga causadora de tantos danos à saúde da população.

"Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui as ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco".(http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas).

Os Participantes terão  encontros semanais com os profissionais de saúde,  com o intuito de mostrar que é possível sim parar de Fumar e que essa possibilidade se torna mais frequente quando todos abraçam a ideia, junto ao desejo de vencer.

Neste primeiro momento, o Psicólogo Leonam Castro levou o grupo a meditar, abordando a questão de respiração plena e profunda. 

Perguntas reflexivas sobre o ato de fumar,  como cada um se sente e o que é, fez com que  cada pessoa relatasse sobre sua experiência com o cigarro. Na sequencia  foi feito exercícios corporais que visassem desbloquear anéis de bloqueio.

Neste aspecto trabalhou- se a questão da oralidade e do empoderamento do conseguir parar de fumar.

Sabendo que a motivação é uma das ferramentas fundamentais na hora de deixar de fumar e que abandonar o vício do cigarro não é nada simples, Denieire Santiago, Coordenadora da Atenção Básica e Enfermeira da Unidade de Saúde Helena Santiago falou sobre as consequências do cigarro e o objetivo principal do projeto Pare de fumar. 

Deni destacou que a Equipe de Saúde vem preparando um plano de sustentar a todos os que foram selecionados para participarem do Programa desde o apoio psicológico, terapia de grupos, palestras de motivação até o acompanhamento médico e odontológico. Todos os participantes bem como a equipe de suporte  terão a consciência que esses encontros são de estrema importância pois são através desses estímulos que reforcem a sua luta diária, que será possível deixar o cigarro  se realmente deseja já que  esse querer será o ponto de partida nesta missão. 
Por Cida Carneiro com informações e fotos de Denieire Santiago e Leo Castro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.