TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 16 de maio de 2017

Realizado o 1º dia de atividades voltadas para a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data ficou nacionalmente reconhecida, quando em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.  
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem. 
 
Em Ichu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na segunda-feira, 16 de maio, aconteceu pela manhã, panfletagem na Feira Livre, em ruas do centro da cidade e no Bairro Cortiço. Além da distribuição de panfletos, a equipe da SMAS, CRAS e Conselho Tutelar, orientaram à comunidade sobre a importância do cuidado com as Crianças e Adolescentes, e a relevância da denuncia em casos de suspeita.     
Pela tarde, o tema foi abordado com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e houve uma palestra com a Psicóloga Ayara Carneiro, a qual abordou a temática sobre prevenção e combate à uma realidade que exige bastante atenção e cuidado.   

Para encerrar, foi realizado o plantio de girassóis - A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.  
Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.   

Na manhã desta terça-feira, 17, as Técnicas de Referência do CRAS (Ayara e Damares) participaram de uma entrevista na Rádio Independente FM, além de abordarem o tema no Colégio Estadual Luiz Julio Carneiro. Pela tarde, será realizada uma mobilização nas Redes Sociais. (Aguarde matéria completa). 

Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.