Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 15 de junho de 2017

MOC compartilha duas de suas experiências em Juazeiro em evento sobre Semiárido e Educação.

O encontro “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas” aconteceu entre os dias 12 e 13 de Junho, no auditório da Univasf, em Juazeiro, com o objetivo de debater Educação e Semiárido. O evento foi realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) através da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Universidades e entidades do terceiro setor ligadas à temática.

O encontro visa criar uma política pública para repensar a educação no seu sentido mais amplo, nos diferentes contextos do Semiárido brasileiro. Durante os dois dias do evento, são apresentadas experiências educacionais que obtiveram êxito e que serão referências para a base da proposta apresentada ao Ministério de Educação e Cultura (MEC).

 
O MOC compartilhou duas de suas experiências exitosas: uma delas sobre a produção de materiais didáticos contextualizados para escolas do Semiárido que será abordada por Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC (Peconte), e a outra sobre a formação continuada de professores/as do Projeto CAT/Baú de Leitura, desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), apresentada pela Secretária de Educação de Conceição do Coité, Perpetua Maria Boaventura Sampaio.
 
Segundo Vera Carneiro, o encontro busca articular ações de organizações da sociedade civil e poder público para construir e fortalecer propostas de políticas públicas e destaca cinco eixos que estão em debate: "Tecnologias sociais apropriadas ao Semiárido; Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido e ensino; Educação Contextualizada como política pública; Formação de Professores em Educação Contextualizada, que foi apresentada a experiência CAT/Baú de Leitura desenvolvida no município de Conceição do Coité e o eixo 5, Materiais Didáticos e Paradidáticos em Educação Contextualizada que o MOC apresentou sua experiência de produção", declara Vera que complementa; "O Encontro além de proporcionar uma riqueza de troca de experiências, pode avançar na luta por uma educação contextualizada de qualidade no Semiárido brasileiro".
 
O encerramento do encontro prevê a formulação de um Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro, documento que reunirá proposições de políticas públicas e deve ser entregue ao Ministério da Educação.


Fonte: MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.