TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Ichu presente na Capacitação dos Supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS

Nos dias 18 à 22 de setembro de 2017, ocorreu uma Capacitação para os Supervisores do Programa Primeira Infância no SUAS-Sistema Único de Assistência Social no Município de Monte Santo-BA, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. 

A cidade de Ichu esteve representada pela Supervisora do Programa Primeira Infância no SUAS no município - Daise Oliveira Carneiro.
Daise Oliveira - Supervisora do Programa Primeira Infância no
SUAS do município de Ichu
Nesse sentido, a Capacitação teve como metodologia a articulação teoria e prática, no qual os Multiplicadores discutiram juntamente com os Supervisores os objetivos, finalidades e metodologia do Programa supracitado, além disso, também foi desmitificado concepções equivocadas do Programa e refletiu-se sobre as dinâmicas territoriais e familiares que a criança de insere.
Enquanto estratégia formativa utilizou-se o role play que consiste em uma encenação de como funciona as visitas domiciliares. Além disso, os supervisores foram a campo realizar as visitas domiciliares, para assim compreender também o papel do Visitador e sua importância no processo metodológico da aplicação do CDC-Cuidados para o Desenvolvimento da Criança.
 
Para tanto, a metodologia do Programa Primeira Infância no SUAS pode ser resumido por palavras-chave, que estão intimamente relacionadas: estimular, brincar, estabelecer vínculos e comunicar, partindo do princípio que o fortalecimento de vínculos de afeto cria uma confiança e segurança que ajuda o desenvolvimento infantil. 
Assim, as recomendações com relação aos cuidados para o desenvolvimento da criança fomenta viabilizar as seguintes habilidades:
 
· Habilidades físicas (ou motoras);
 
· Habilidades cognitivas;
 
· Habilidades Sociais;
 
· Habilidades Emocionais. 
 
E para isso, as recomendações na ficha de orientação sugerem brincadeiras e atividades comunicativas que auxiliem as famílias a estimularem o desenvolvimento das habilidades da criança. Contudo, é importante compactuar que o foco da metodologia das visitas domiciliares não será o brinquedo, mas o vínculo que a brincadeira proporciona entre o cuidador e a criança. 
Desse modo, o Programa Primeira Infância no SUAS consiste em fortalecer o Sistema Único de Assistência Social no âmbito da primeira infância para os municípios que aderiram, abraçaram e acreditam no programa.
Por: Daise Oliveira (Matéria extraída do Blog da Assistência Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.