Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Dicas de saúde com a Nutricionista Layane Almeida

Confraternizações do trabalho, reuniões de amigos, ceias de natal e réveillon, e em todos esses momentos sempre temos mesas fartas, bebidas e comidas bastante calóricas, o que gera tensões pós festas para quem se preocupa com a saúde e com o ganho de peso. Para melhor orientá-los a nutricionista Layane Almeida conversou com a equipe do site ICHU NOTÍCIAS e nos deu dicas importantes como fazer nesses momentos, durante e após as festas.

Em todas as confraternizações e festas de final de ano, geralmente o horário que a refeição começa a ser servida é mais tarde, se a sua rotina habitual da refeição for cedo, recomendo que se alimente antes com comidas leves e que dão saciedade, como saladas e carne, tapioca com sementes como a chia ou linhaça, ou ovo com pão integral, pois assim, no momento em que for servido a ceia da confraternização você não sentirá fome e poderá apenas fazer uma degustação. Essa dica é válida para o ano todo, para festas de aniversário e até para fazer compras ao supermercado, pois quando vamos ao mercado com fome geralmente compramos além do que precisamos, e na festa também comemos além do que necessitamos. 

Invista no consumo de alimentos com maior teor de fibras pois  confere saciedade e evita o consumo exagerado na hora da ceia, desta maneira, prefira frutas frescas como ameixa, uva passas, damasco; as oleaginosas como amêndoas, nozes, castanhas; ambas muito utilizadas nas ceias de final de ano, além das saladas de folhas e verduras. Na escolha das carnes, dê preferência ao Peru, por ser menos calórico e no tempero das carnes opte por opções naturais: alecrim, manjericão, folha de louro, suco de limão, azeite ou orégano. Substitua também aqueles ingredientes que irão deixar as preparações mais calóricas pelos mais saudáveis, procure fazer versões mais saudáveis dos pratos como trocar a maionese da salada de batatas pelo iogurte natural, a farinha de mandioca da farofa pela farinha de amêndoas ou da castanha do Pará, ou pelo farelo de aveia. Prepare um prato colorido e evite alimentos mais gordurosos, um prato colorido indica maior variedade de nutriente. Coloque porções menores de alimentos no prato para evitar aquela sensação de mal-estar e sentimento de culpa.  Mastigue devagar e aprecie cada pedacinho daquilo que você esperou o ano inteiro para comer. Para isso, evite fazer outras atividades ao comer, como assistir televisão ou ficar no celular. Em geral, esse tipo de atividade tira sua atenção e você acaba comendo além do necessário, especialmente se estiver sentada perto de alimentos que não precisem de garfo e faca. É possível ter uma relação saudável com a comida, escolher os alimentos e as quantidades com consciência e não deixar de aproveitar as coisas boas dessa época do ano. 

E em relação as bebidas, substitua os refrigerantes por sucos de fruta, ou pela água com gás que ainda auxilia na digestão. E quem ingere bebida alcóolica, alterne a bebida com a água para ficar bastante hidratado e assim evitará a ressaca do dia seguinte, consuma água durante e depois. E para quem exagerou no outro dia, chás ou sucos detox vão ajudar para aqueles sintomas de ressaca: abacaxi, hortelã, couve, limão e água de coco é uma ótima dica, além de uma combinação saborosa, ajudará a desintoxicar as impurezas do álcool no organismo.  

Dicas da Nutricionista Layane Almeida CRN5-4461, Especialista em Nutrição Clinica: Metabolismo, praticas e terapia Nutricional. Especialista em Docência em Nutrição e consultora de Aleitamento Materno. 

Atendimento na Clinica Spazzio Estética Reyla Alves, às segundas e quartas na Rua Cônego Henrique Freitas, nº 18, sala 3, Centro  em cima da Livraria Apreender Brincando, em Riachão do Jacuípe; 

E de segunda a sexta na Loja de Produtos naturais Maça Verde, Rua Pedro Paulo da Silva nº 4, Centro Riachão do Jacuipe.

Por Jackson Carlos / Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.