TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Santa Bárbara – Sincretismo religioso une devotos de Santa Bárbara e Iansã

Santa Bárbara é o único município da Diocese de Feira que reverencia a Santa. Padres de diversas paróquias concelebram a missa. 
Com um missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino na parte da manhã e uma procissão bem movimenta à tarde, devotos de Santa Barbara comemoram a padroeira da cidade que tem seu nome, Santa Bárbara, localizado no território portal do sertão.

Com o tema “A partilha do Cristão é garantia da Missão”, a santa começou a ser homenageada no dia 12 de novembro com uma carreata que anunciou o inicio dos festejos, seguido de uma cavalgada e no dia 25 de novembro, e uma caminhada penitencial abria oficialmente o novenário em louvor a santa, que na Umbanda é chamada de Iansã, deusa dos raios, ventos e tempestades e para os católicos, também é protetora contra raios, tempestades e trovões.
Foto: Teones Araújo
Antes do inicio da missa, um grupo de membros da umbanda, sob a liderança da mãe de santo do terreiro Cosme e Damião, localizado as margens da BR 324, repetiram o ato que já fazem há décadas, ou seja, passar pelo centro da igreja, em direção ao altar principal, como forma de homenagear a santa. Dona Nicinha, mãe de santo do terreiro, falou ao CN que espera com muita ansiedade este dia, pois Iansã tem ajudado a todos que a procura.
Imagem da Santa Padroeira | Foto: Teones Araújo
Na liturgia da umbanda, Iansã é senhora dos eguns, os espíritos dos mortos, menos cultuados no candomblé. A guia de Iansã é de cor laranja (coral) e, no candomblé, é vermelha, mas podendo ser utilizado a guia de cor vermelha na umbanda e no candomblé, também é chamada de Oyá.  Mantendo a tradição, Dona Nicinha foi vestida de vermelho.

Santa Bárbara é o único município da Diocese de Feira que reverencia a Santa. Padres de diversas paróquias concelebram a missa. Um dos pontos marcante do ato religiosos foi à chegada da imagem, momento que aconteceu no meio da celebração, arrancando aplausos e lágrimas do público presente.

Presença das autoridades 
Igreja lotada para comemorar a festa de sua Padroeira | Foto: Teones Araújo
Autoridades de todos os grupos políticos assistiram a celebração da missa e o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), conhecido pela sua participação como católico atuante, chamou atenção para abertura da igreja em relação a cultura africana. “Pela abertura que a igreja católica tem, em Salvador, é mais forte com as religiões de matrizes africanas e na região, o caso mais especifico, em Santa Bárbara e que admiro e respeito por se tratar de uma cultura importante”, falou o social democrata.
Prefeito Zé Ronaldo disse que sempre esteve presente nesta festa | Foto: Teones Araújo
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), disse que havia passado no Centro de Abastecimento de sua cidade antes de seguir para Santa Barbara, onde a santa também é reverenciada e de forma especial com distribuição de caruru servido com vatapá e frango. “O tradicional caruru de Santa Bárbara no Centro de Abastecimento de Feira de Santana marcou as comemorações em louvor à santa, que na umbanda é Iansã, rainha dos raios e trovões”, falou Ronaldo.

O presidente da Câmara de vereadores, Carlos Oliveira da Silva (PR), mais conhecido por Carlito da Boa Vista, também participou da celebração ladeados por colegas do poder legislativo.  O deputado petista Marcelino Galo, também marcou presença.

Fonte: Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.