TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 10 de março de 2018

Armazém da Agricultura Familiar de Serrinha completa cinco anos

“Uma conquista da agricultura familiar”. Assim foi definido o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, Território de Identidade Sisal, que completa cinco anos, nesta sexta-feira (09), pela presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro.
O Armazém é uma vitrine para produtos de mais de 160 empreendimentos da agricultura familiar de toda a Bahia. Administrado pela Arco Sertão, o espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).
   
A ação vem possibilitando a elevação da renda das famílias de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária, que têm a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção.  Para implantação do estabelecimento foi investida a quantia aproximada de R$ 1,2 milhão, do Fundo de Combate à Pobreza. A unidade funciona conveniada a 45 cooperativas e beneficia, ao todo, 2.363 famílias. O número corresponde a quase dez mil produtores rurais, sendo 59% deles mulheres e 41% homens.  

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, “a cada ano, a estratégia de comercialização em rede vai se consolidando, onde um local de venda é preposto solidário dos demais, e o Armazém da Arco Sertão foi que iniciou este processo e agora completa 5 anos de bons préstimos para suas cooperativas e associações filiadas e para a agricultura familiar da Bahia".  

Para Eleneide, a estratégia da articulação em rede do Armazém tem aumentando a renda das famílias, comercializando em escala: “O Armazém mostra que a agricultura familiar veio para ficar e é uma forma de garantir o bem viver das nossas famílias com alimentação digna e de qualidade. A nossa comercialização cada vez aumenta mais e estamos com estratégia para alcançar mais mercados”.  

A diretora-presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara Andrade, ressaltou que este é o aniversário de quinto ano de um espaço pioneiro na Bahia no formato de armazém, que tem a gestão de centrais de cooperativas: “É importante reafirmar a organização e a articulação das cooperativas, que estão em processo de comercialização e que esse armazém possibilita a organização em rede desses empreendimentos pra que venha ampliar e acessar outros mercados e ofertar essa diversidade de produtos”.
 
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.