TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Jovens de Coité, integrantes do Projeto Santo Antônio de Música, embarcam dia 23 para intercâmbio na França

Briançon Tempo de Brasil #PSA Coité-BA - intercâmbio e difusão artística entre o Projeto Santo Antônio de Música da cidade de Conceição do Coité na Bahia e o conservatório de Música de Briaçon, na França. 
Um grupo de professores graduandos em música e monitores multiplicadores do interior da Bahia pretende participar de atividades pedagógicas, qualificação profissional e apresentações artísticas organizadas pelo Conservatoire à Rayonnement Intercommunal du Briançonnais, nos Haute-Alpes françeses.

Localizado no sertão nordestino, semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, distante 220 km de Salvador, o Projeto Santo Antônio de Música, no dia 23 de novembro, embarcará em mais uma viagem internacional.

A iniciativa atende cerca de 150 crianças e adolescentes e jovens, desenvolvendo um trabalho sociocultural há mais de dez anos em Coité. Com aulas gratuitas de instrumentos orquestrais, o projeto tem inovado, passando a construir instrumentos com a madeira de sisal e conquistando parcerias com diversos artistas.
Foto: Divulgação OSA
A viagem à França, além de oportunizar aprendizado técnico musical agrega também o enriquecimento cultural dos jovens envolvidos.

Apesar de não ser possível levar todos os professores de música, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma conta de todos. O grupo patrocinado que fará a viagem será integrado de 10 pessoas, mas com recursos próprios do projeto e um investimento individual de cada integrante esse total chegará a 14 integrantes.

Os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em parceria com o Conservatório de Música de Briançon, na França, no final deste mês, estão a todo vapor. “A oportunidade de aprender música e realizar um concerto na Europa é realmente um sonho. Estou bastante ansiosa e com muita expectativa para minha primeira viagem de avião, e logo para um outro continente”, afirma Anne Santiago, 17, estudante de violoncelo do Projeto Santo Antônio de Música e integrante da OSA.
Anne Santiago | Foto: Éder Araújo
O Conservatório de Briançon, localizado, tem reconhecida experiência pedagógica na área de instrumentos orquestrais e contribui com a formação de músicos brasileiros, especialmente no estado do Ceará. Em 2006, o professor do conservatório francês, Fernando Lage, cearense, criou o Projeto “Briançon Tempo de Brasil”, juntamente com a Associação Amigos do Piano do Ceará e o Conservatório de Briançon. Com diversos apoios o projeto possibilitou mais de 30 intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.
III Festival de Violoncelos em Folia
O convite para o intercambio do grupo baiano aconteceu na ocasião em que um grupo de professores de música coiteense participou do  III Festival de Violoncelos em Folia, uma versão brasileira do festival francês, realizado em fevereiro de 2018, na cidade de Fortaleza/CE. (Vídeo).
Os professores do Projeto Santo Antônio de Música deverão conhecer o funcionamento do tradicional conservatório francês, participar de aulas, integrar atividade do semestre, além de realizar duas apresentações musicais em espaços artísticos indicados pelo Conservatório na cidade. A viagem tem também o objetivo de possibilitar o aperfeiçoamento artístico dos jovens coiteenses num curto espaço de tempo e em um ambiente de alto nível musical, possibilitando o contato com a língua e a cultura francesa. Trata-se de uma oportunidade singular para o estabelecimento de ricas trocas de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon.

O intercâmbio será financiando mais uma vez através do edital de mobilidade artístico cultural da secretaria de cultura do estado da Bahia.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

CN * Informações ASCOM OSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.