CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ICHU-Saúde e Espiritualidade foi o tema desenvolvido no I dia de Jornada da Saúde.

Com o tema Saúde e Espiritualidade nessa terça feira, 29 de Janeiro de 2019 foi realizado com sucesso o primeiro dia da Jornada de Saúde do município de Ichu Bahia.

Feita a composição da mesa, se fizeram presentes o Vice Prefeito Renato Adelino, o Secretário de Administração Gustavo Reuter,o Secretário de Educação Carlos Erivelton,  bem como as coordenadoras de Atenção Básica e do Atendimento Hospitalar, equipe de Saúde, e palestrantes Suzi e Cida Vasconcelos. 

Renato Adelino disse que a saúde depende mais da prevenção do que com tratamento altíssimo. Segundo o vice prefeito, Dr Claudio, médico da Atenção Básica da sede, desenvolve um papel humanitário em Ichu o que faz a comunidade confiar e procurar com confiança o serviço ofertado. Esse é o momento onde se partilha as trocas de vivencias com pessoas capacitadas para isso. 

Gustavo Reuter parabenizou aos profissionais pelo trabalho desenvolvido no município com dedicação e compromisso. 

 Carlos Erivelton destacou o secretário Edcarlos pelo trabalho que vem desenvolvendo na pasta que lhe foi designado. Segundo ele, qualquer que seja a nossa função, é uma tarefa árdua e  flui com resultado se tivermos humildade e respeito ao próximo independente da posição em que ocupamos. "Temos que considerar todos da mesma forma. Dialogo é essencial para que as coisas sejam feitas da melhor maneira possível. Todos tem a sua importância"- completou.

Patricia, coordenadora do Hospital Sagrado Coração de Jesus, disse que Ichu sai na frente por toda essa questão de aprimoramento nos serviços através de momentos como esse. Segundo ela, é incomum ver cidades fazendo jornadas de Saúde e isso torna o município com uma qualidade elevada. 

Edcarlos Silva, secretário de Saúde disse estar orgulhoso em fazer parte dessa equipe. para ele,  Ichu tem a melhor equipe que um gestor poderia querer para trabalhar e que nada disso seria possível se não pudesse contar com a missão de cada um. 

Suzi Vasconcelos, que possui um currículo extenso com especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana, (UEFS) trouxe para a jornada questões relacionadas ao tema escolhido o que para ela, esse momento é marcante porquê os participantes são gestores municipais, gestor da saúde e nós, os formadores.  Isso é importante porque aqui se trata de um tema que muda um pouco a concepção que nós temos. Segundo ela, ainda que os referenciais da saúde publica estejam falando de atenção curativa, onde um indivíduo adoece, vem procurar o posto de saúde e as ações de promoção a saúde ainda estejam muito distante da nossa realidade, um município tão pequeno como Ichu vem exercendo o seu papel com as práticas integrativas e complementares.  

Suzi colocou ainda que Saúde e espiritualidade significa sair do modelo tradicionalista e verificar um modelo espiritual onde pode acontecer uma busca pelo Divino. É importante ressaltar que a espiritualidade está muita acima de qualquer ato religioso.  "Hoje estamos vendo  todo esse movimento sobre espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais. 228 municípios baianos trabalham as praticas integrativas e Espiritualidade +PIC  são recursos que permitem enriquecimento dos diagnósticos além do enfoque orgânico"-Finalizou.

Cida Vasconcelos, trouxe em sua contribuição, uma análise bioenergética, que o nosso corpo é constituído de memórias emocionais que foram construidas por experiências dos nossos pais ou pessoas que cuidaram de nós e tudo o que existe nele são memórias vividas de uma vida inteira. "A medida que fomos crescendo fomos recebendo informações que desenham a moldura do nosso corpo. Precisamos buscar essa cura para multiplicar ao nosso povo. Só seremos agentes transformadores se nos colocarmos também em transformação"- Completou Cida.

Após a análise bioenergética, Cida Vasconcelos trouxe a meditação e uma vivencia sobre constelação familiar com o obejtivo de incentivar os profissionais de Saúde a jogar fora todos os pesos desnecessários carregados durante a caminhada diária.  "As constelações familiares nos dão a oportunidade de compreender os esquemas em seu nível mais profundo. Elas permitem que nos libertemos, ao mesmo tempo que encontramos a paz e a felicidade. A natureza do nosso campo de energia familiar é determinada pela história da nossa família, principalmente sua religião e suas crenças. Nosso país de origem, a religião em meio à qual nascemos, também desempenham um papel. Essa natureza é moldada por acontecimentos marcantes, como a história dos relacionamentos  dos  pais e dos avós, morte de uma criança muito nova, aborto, parto prematuro, adoção, suicídio, guerra, exílio forçado, troca de religião, incesto, antepassado agressor ou vítima, traição, ou  mesmo a confiança.(www.apicedesenvolve.com.br/).
 
Ao final, o secretário de Saúde agradeceu a Deus pelo momento presente vivido pelos profissionais e se dispôs a estar sempre junto com a equipe para buscar o melhor para a população Ichuense.

Denieire Santiago, coordenadora de atenção Básica, disse que para que os trabalhos  possam dar certo, é preciso cuidar da saúde do trabalhador para que esses sintam-se motivados a ofertar o melhor de sí. 

Vale ressaltar que a jornada terá uma duração de dois dias e que na quarta feira, 30 de janeiro, a equipe estará fazendo uma avaliação dos trabalhos realizados em 2018 bem como um planejamento das atividades desse ano de 2019.
 Por Cida Carneiro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.