TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Semana Santana 2019: Amigos se unem mais uma vez para a limpeza dos caminhos que levam ao Morro da Aurora em Ichu

Mantendo uma tradição secular, vários amigos se reuniram nesta quinta-feira, 18, "Quinta-Feira Santa" para juntos realizarem a limpeza dos caminhos que levam até o Morro da Aurora em Ichu onde em seu topo tem um cruzeiro bastante utlizado para orações durante a Semana Santa em especial na Sexta-feira da Paixão.
   
Tradição secular é mantida da limpeza dos caminhos do Morro da Aurora. A limpeza dos caminhos acontece sempre na quinta-feira e é realizada por dois grupos de pessoas, sendo que um grupo faz a parte da fazenda Jitaí (Manoel Preto) e o outro vem pelo lado da sede da Fazenda Aurora, mais precisamente da estrada do Morro Redondo.
Grupo limpando pela fazenda Jitaí
 
Grupo limpando pelo lado da sede da Fazenda Aurora (Estrada Morro Redondo)

Chegando ao cruzeiro, o trabalho agora é limpar toda a área para que os fiéis que vão visitar e fazer orações possam encontrar o local organizado.
 
Muito mato próximo ao cruzeiro
 
Aos poucos o local vai ficando mais limpo

Limpeza concluída é hora de fazer a oração e reflexão sobre esse momento que é a paixão de Cristo, bem como rezar pelas pessoas enfermas e que estão com outros problemas, bem como é momento de agradecer.   

O AL Notícias entrevistou Celso Mathias que falou dessa tradição, onde segundo ele tem aproximadamente duzentos anos, pois seus pais já faziam esse mesmo trabalho de limpeza e subida ao monte herdada dois pais deles e que com muita luta vem tentando fazer com que os mais novos possam se envolver e assim não deixar morrer.
 
Celso colocando palha de Licuri no cruzeiro antigo em que ele acredita que tenha aproximadamente duzentos anos.
Essa entrevista foi veiculada nesta quinta-feira no Programa Fala Comigo da Rádio Baiana FM   

Depois da missão cumprida, o grupo segue para a residência do senhor Manoel Ramos mais conhecido por Manoel Preto, 76 anos, localizada na fazenda Jitaí que com muita alegria e hospitalidade já espera na porta de casa.
 
Levando uma vida pacata em sua propriedade que recentemente recebeu energia elétrica, seu Manoel acolhe a todos com muita alegria.

Como já é tradição também, enquanto o grupo está limpando os caminhos do Morro da Aurora, seu Manoel trata de cozinhar várias dúzias de ovos de galinha que são devorados rapidamente pelos homens quando retornam depois de concluir a limpeza.
 
Ovos cozidos com pimenta são devorados rapidamente
 
A equipe do AL Notícias se prepara agora para a subida ao Morro do Canavial que tem o seu tradicional ofício realizado sempre na Sexta-feira da Paixão. 

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.