CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 27 de julho de 2019

Missa Solene marca os 57 anos de emancipação política de Retirolândia

Município foi desmembrado de Coité em 27 de Julho de 1962
Uma missa solene na manhã de sábado, dia 27, marcou as comemorações do 57º aniversário do município Retirolândia, localizado no território do sisal. No final da celebração foram convidados para o altar os vereadores, ex-vereadores, secretários, ex-secretários e aqueles que exercem ou exerceram cargos eletivos, prefeitos e vice-prefeitos.
Foto: Teones Araújo
Retirolândia surgiu de uma fazenda pertencente ao município de Conceição do Coité, cujo nome era Retiro Velho, hoje um dos bairros da cidade. Segundo o aposentado Antonio Nascimento Lima, 83 anos, residente no bairro Retiro Velho, na época existia um pé de cajazeira onde eram comercializadas carnes, ou seja, funcionava como açougue e logo surgiram algumas mulheres com barracas de verduras aos domingos. “Vi todo esse crescimento, acompanhei o surgimento do centro da cidade”, falou Seu Tonho, como é conhecido o aposentado.
Foto: Teones Araújo
Bastante lúcido, Tonho, assistiu a missa ao lado do genro Paulo Lima e lembrou ao CN que em 1951 passou a chamar Retirolândia. Em 1953 foi transformado em Distrito pertencente à Conceição do Coité e emancipado através da Lei nº 1.752 de 27 de julho de 1962.

Entre aqueles que exerceram os mandatos de prefeito apenas Adelídio Martins dos Santos, prefeito por três mandatos, participou da celebração. Dos que exerceram a função de vice, apenas Arlânio Martins dos Santos (2013-2016), foi à missa.
Noé vice-prefeito (de branco ao lado do prefeito Vonte | Foto: Teones Araújo
Atualmente o município é administrado pelo Social Cristã Alivanaldo Martins dos Santos, conhecido por Vonte do Merim e o vice-prefeito é o comunista Noé Silvestre, ambos marcaram presença.

Ao CN, Vonte disse que, apesar das dificuldades que o país vem enfrentando, tem administrado com muita responsabilidade e avaliou positivamente sua gestão com destaques para ações que vem melhorando a vida das pessoas e obras de infra-estrutura a exemplo do asfaltamento das ruas centrais da cidade em parceria com o governo do estado.
Deputado Alex da Piatã prestigiou o município nesta data magna | Foto: Teones Araújo
Ele também lembrou que tem se esforçado nos sistemas de abastecimento d’água na zona rural preparando as comunidades para os períodos de seca, “sempre uma realidade entre nós, apesar do bom tempo que estamos vivendo”, concluiu o chefe do executivo de Retirolândia.

No final houve uma confraternização em frente à igreja com um bolo simbolizando a data.
Foto: Teones Araújo
Do CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.