CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Manchas de óleo chegam a pelo menos três praias de Salvador

As manchas de óleo já detectadas em praias do litoral norte baiano e cidades do interior agora também foram encontradas na capital baiana. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirma que, na manhã desta sexta-feira (11), resquícios da substância, apontada como petróleo cru, foram encontrados na praia de Piatã. Já a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) detectou as manchas também na Praia do Flamengo e no Jardim dos Namorados, na Pituba.
De acordo com a Limpurb, uma equipe de 75 agentes de operações especiais, mais dois agentes de coleta, trabalham em rede de plantão 24h para monitorar todas as praias de Salvador. A fim de auxiliar na operação, três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição da empresa.

A retirada do material é feita de acordo com o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O resíduo é coletado com um ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo e posterior encaminhamento para a unidade de análise e tratamento do material, que é de responsabilidade do instituto.
Foto: Divulgação / Limpurb
Com o acréscimo de Salvador, chega a oito o número de cidades baianas atingidas — Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Lauro de Freitas já tinham sido contabilizadas.

Essas manchas de óleo foram detectadas pela primeira vez na Bahia no último dia 3, mas, desde setembro o problema atinge praias do Nordeste. Até o momento, mais de 150 praias já foram atingidas nos nove estados da região. Enquanto isso, a origem da substância é investigada pela Marinha, Petrobras e instituições de ensino como a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.